Presidente do TJDFT entrega Comenda Ordem do Mérito ao Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil

Presidente do TJDFT entrega Comenda Ordem do Mérito ao Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil

Presidente do TJDFT entrega Comenda Ordem do Mérito ao Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil

por ACS — publicado 2022-06-06T19:32:00-03:00

Entrega da Comenda: Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, com Desembargador Josaphá dos Santos e Almirante Borges da MarinhaO Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, entregou, nesta segunda-feira, 6/6, a Comenda Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (OMJDFT) no grau Grã-Cruz ao Almirante de Esquadra, Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor-Geral de Navegação. Na ocasião, o Ouvidor-Geral do Tribunal, Desembargador Josaphá dos Santos, fez a honra de colocar a faixa no homenageado a pedido do Presidente.

O Almirante Borges agradeceu a honraria e convidou os magistrados para estender a parceria com a Marinha do Brasil, que tem o compromisso de trabalhar para o bem da sociedade como o TJDFT. Na encontro, o Diretor-Geral de Navegação presenteou o Presidente do Tribunal com uma moeda, símbolo importante da Marinha, que era entregue pela Rainha e exposta na base do mastro dos navios.  

COMENDA

Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do TJDFT representam Símbolos Honoríficos, com os quais personalidades, físicas ou jurídicas, são condecoradas em reconhecimento a serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e são constituídas de medalhas do mérito judiciário e insígnia.

As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Por fim, há dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.

Fonte: TJDFT