Presidente do TJDFT empossa os novos Ouvidores-Gerais do Tribunal

Presidente do TJDFT empossa os novos Ouvidores-Gerais do Tribunal

Presidente do TJDFT empossa os novos Ouvidores-Gerais do Tribunal

por MLC — publicado 2022-05-06T18:03:00-03:00

Des. Josapha discursando em cerimônia de posseNa tarde desta sexta-feira, 6/5, o Presidente do TJDFT, Desembargador José Cruz Macedo, conduziu a cerimônia de posse dos Desembargadores Josaphá Francisco dos Santos e Ana Maria Cantarino nos cargos de Ouvidor-Geral e Ouvidora-Geral Substituta na Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal com transmissão pelo Canal do YouTube do TJDFT e contou com interpretação em libras.

No início da cerimônia, os desembargadores empossandos prestaram o compromisso e assinaram o termo de posse, que foi lido pelo Secretário-Geral do TJDFT, Celso Neto. O Ouvidor-Geral, Desembargador Josaphá Francisco dos Santos, falou sobre a sua trajetória e experiência como Ouvidor, em 2013, no TRE/DF. “Me apaixonei! Tornei-me um defensor das ouvidorias eleitorais, trabalhei para dar autonomia”, declarou. 

O magistrado lembrou ainda de quando foi substituto do Desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, que foi Ouvidor-Geral do TJDFT por 22 anos. “Não há como falar da Ouvidoria deste Tribunal sem mencionar o nome do eminente Desembargador Hermenegildo”.  Além disso, destacou que o TJDFT foi o 2º Tribunal a oferecer o serviço de Ouvidoria para o jurisdicionado e realizou mais de 130 mil atendimentos aos cidadãos.

Presidente e Ouvidor-Geral do TJDFT“Buscaremos, (se referindo a Desembargadora Ana Maria Cantarina), fazer o nosso melhor com força e inspiração na busca do fortalecimento da nossa Ouvidoria em toda a sua dimensão e potencialidade, colocando-a no patamar necessário para o atingimento de sua missão institucional”, afirmou o novo Ouvidor. Ao encerrar seu discurso, agradeceu a Ouvidora-Geral Substituta por ter aceito o convite para os novos desafios.

O Presidente do Tribunal, Desembargador Cruz Macedo, disse ser uma honra e satisfação recebê-los e agradeceu por aceitarem colaborar com esse trabalho de grande importância. “O Tribunal se engrandece e certamente se fortalecerá ainda mais com a presença de vossas excelências à frente da nossa Ouvidoria”, frisou no seu discurso. 

img_presi e ouvidora.jpeg

Acrescentou que a Ouvidoria é um cartão de visita do Tribunal: “é por meio dela que os cidadãos buscam os mais variados tipos de solução e orientação”.

Por fim, o magistrado mencionou a importância do Desembargador Hermenegildo para a Ouvidoria do TJDFT: “o nome do Desembargador Hermenegildo se confunde com a Ouvidoria desse Tribunal. Ele tornou nossa Ouvidoria como protagonista da Administração Pública”. Lembrou da época que foi Ouvidor Substituto e explanou sobre as atuações profissionais dos novos ouvidores. Finalizou sua fala dizendo: “temos a plena segurança que a Ouvidoria está em boas mãos e que as expectativas serão alcançadas em plenitude”.

Compuseram a mesa da cerimônia: Desembargador Ângelo Passareli, 1º Vice-Presidente; Desembargador Sérgio Rocha, 2º Vice-Presidente; Desembargador J. J. Costa Carvalho, Corregedor de Justiça do DF; Desembargador Roberval Belinati, Presidente do TRE/DF; Gustavo do Vale Rocha, Chefe da Casa Civil representando Ibanês Rocha, Governador do DF; Délio Lins e Silva Júnior, Presidente da OAB/DF.

Prestigiaram o evento: Marília Garcia Guedes, juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência; Conselheiro Luis Fernando Bandeira de Melo Filho, Ouvidor do CNJ; Flávia Arruda, Deputada Federal; Cláudio Abrantes, Deputado Distrital; Engels Augusto Muniz, Ouvidor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público; Contra-Almirante Alexandre Bessa de Oliveira, Sub-Chefe de Assusntos Internacionais da Armada; Capitão de Fragata Breno Gomes Silveira, encarregado da Assessoria Jurídica do Comando do 7º Distrito Naval, e demais autoridades magistrados, advogados e familiares.

Fonte: TJDFT