Participe da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro até 18/5

Participe da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro até 18/5

Participe da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro até 18/5

por ACS — publicado 2022-05-10T11:10:00-03:00

Audiodescrição: Arte de divulgação da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. Ilustração de balança da justiça sobre balões de diálogo. Logomarcas PNUD, TJDFT, CNJ e LIODS.O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), com apoio do Laboratório de Inovação de ODS (LIODS/CNJ) e cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), realiza, até o dia 18/5,  pesquisa com base na percepção do público quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário e seu funcionamento.

O estudo obterá informações sobre o acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados, possibilitando o planejamento e o desenvolvimento de melhorias para o Poder Judiciário.  

A pesquisa é direcionada a 4 públicos alvos diferentes: cidadãos(ãs) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, advogados(as), defensores(as) públicos(as) e membros do Ministério Público.

Entre os cidadãos, serão aceitas respostas de pessoas que tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, seja como autor da ação, como réu ou como vítima. O questionário apura a modalidade de atendimento (remoto ou presencial) e o tema do processo impetrado, que pode ser desde uma discussão de cobrança de impostos, uma ação penal ou um processo que envolva direito de família.

A participação na pesquisa é facultativa e anônima. As informações pessoais prestadas no questionário permanecerão sob sigilo. Idade, escolaridade e identidade de gênero, entre outros dados que caracterizam o respondente, serão utilizadas apenas para verificar as correlações entre as respostas e os grupos sociais – definidos por etnia declarada e faixa de renda informada, por exemplo – que participarem da pesquisa.

A pesquisa compõe um dos indicadores de desempenho do Macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”. O macrodesafio pertence à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, resultado do processo de planejamento estratégico nacional conduzido pelo CNJ com a Rede de Governança do Poder Judiciário.

Acesse os formulários da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. 

Fonte: TJDFT