Parceria entre TJDFT e SEST SENAT possibilita atendimento psicológico a vítimas de violência doméstica
Vítimas de violência doméstica no contexto familiar de adolescentes infratores vinculados a processos da 2ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (2ª VIJ) poderão ser encaminhadas para atendimento psicológico na unidade do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) de Samambaia, por meio do acordo de cooperação técnica firmado com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
A proposta de metodologia para os atendimentos foi apresentada pela psicóloga do SEST SENAT Laila Andrade ao Juiz da 2ª VIJ, Márcio da Silva Alexandre, e a servidores da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ), na última sexta-feira, 2/8. Segundo a psicóloga, o objetivo geral é proporcionar às vítimas de violência doméstica o cuidado necessário para que possam assumir a responsabilidade pelo cuidado de suas próprias vidas e daqueles por quem são responsáveis.
A metodologia é composta de duas etapas de atendimento. A primeira é a escuta individual do agressor, da vítima e de membros da família. A segunda consiste em intervenções familiares com duração de cinco a oito encontros. Nas intervenções, são aplicadas ferramentas de abordagem familiar para melhor compreensão do processo de adoecimento nas famílias, das relações entre seus membros e das redes de apoio.
O Juiz da 2ª VIJ ressaltou que o objetivo do atendimento psicológico não tem ligação com o ato infracional que levou o adolescente até a Justiça Infantojuvenil, mas sim com as suas próprias relações familiares. “A aplicação da medida socioeducativa não pode ser a única preocupação. É importante avaliar o contexto familiar do jovem e buscar formas de quebrar o ciclo de violência doméstica no qual ele está inserido, muitas vezes como o próprio agressor”, refletiu o magistrado.
A parceria com o TJDFT integra o piloto do projeto Impulsiona, criado pelo SEST SENAT com vistas a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou violência doméstica. Raíssa Osorio, analista do Departamento Executivo do SEST SENAT, reafirmou o compromisso social da entidade e anunciou o início, nesta semana, dos atendimentos psicológicos de crianças encaminhadas pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social do TJDFT vinculado à CIJ.
O encontro da última sexta-feira contou ainda com a presença do assessor Carlos Vanderlinde e das servidoras Yandra Oliveira e Ana Lúcia Raposo, da CIJ; do supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Márcio Alves; do servidor Felipe Melo, do Núcleo de Apoio ao Atendimento Integrado Judicial ao Adolescente em Conflito com a Lei (NAIJUD); da psicóloga e analista Rebecca Rosa, do Departamento Executivo do SEST SENAT; e da coordenadora de Promoção Social do SEST SENAT, Fernanda Aguiar.
Fonte: TJDFT