Ouvidora-Geral do TJDFT prestigia solenidade de Casamento Comunitário
A Ouvidora-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, prestigiou a 2ª edição do Casamento Comunitário de 2024. A cerimônia foi realizada no domingo (6/10), no Pontão do Lago Sul.
“Esse evento é um marco na promoção da cidadania e da dignidade familiar, ao proporcionar a cada casal a oportunidade de celebrar seu amor em um ambiente de respeito e acolhimento”, afirmou a Ouvidora-Geral do TJDFT.
Na ocasião, 91 casais subiram ao altar e disseram o “sim”. Os Juízes de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho; Carla Cristina Garcia Andrade, de Taguatinga, e Josicélia do Nascimento Ramos de Sousa, de Samambaia, foram os responsáveis por oficializar a união dos noivos.
A cerimônia foi organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Todos os noivos ficaram isentos dos custos e tiveram acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e por parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada.
“É uma alegria estar mais uma vez na 10ª edição do Casamento Comunitário. Conseguimos praticamente dobrar o número de casais e aproveitar esse cenário tão bonito e essa estrutura montada pelo GDF para o grande dia. Também aumentamos o número de parceiros, que sonham junto com todos nós”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Instituído pelo decreto nº 41.971, de 7 de abril de 2021, o Casamento Comunitário tem o objetivo é garantir os direitos civis aos noivos e estimular o convívio familiar. O programa é voltado para casais residentes no Distrito Federal, hipossuficientes e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento.
Com informações e foto da Agência Brasília.
Fonte: TJDFT