Ouvidora do TJDFT troca experiência com especialista em Ouvidoria e LGPD

Ouvidora do TJDFT troca experiência com especialista em Ouvidoria e LGPD

Ouvidora do TJDFT troca experiência com especialista em Ouvidoria e LGPD

por ACS — publicado 2024-06-19T15:35:00-03:00

A Secretária da Ouvidoria-Geral do TJDFT, a Ouvidora do Tribunal e a pesquisadora Rose Meire CyrilloA Ouvidora-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, recebeu, nessa terça-feira, 18/6, a visita da Promotora de Justiça aposentada do MPTDF, Rose Meire Cyrillo. O encontro permitiu a troca de conhecimento e experiência.

Rose Meire Cyrillo foi Ouvidora do MPDFT e atualmente é palestrante, pesquisadora e consultora na área de Ouvidoria, Prevenção aos Assédios e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Durante a reunião, a magistrada apresentou o planejamento da Ouvidoria do TJDFT para o biênio 2024/2026. A Desembargadora também manifestou interesse em contar com experiência da ex-Ouvidora do MPDFT para parceiras futuras.

A Secretária da Ouvidoria-Geral do TJDFT, Marília Barbosa de Barcelos, também participou da reunião. Na ocasião, ela e a Ouvidora-Geral do Tribunal receberam o livro “Ouvidoria em Perspectiva”, que tem como organizadora e coautora Rose Meire Cyrillo, e duas edições da revista do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As revistas abordam o tema “Ouvidorias do Ministério Público e o Estado Democrático de Direito”.

Ouvidoria-Geral

O TJDFT foi um dos primeiros órgãos do Judiciário a instalar uma Ouvidoria. Em quase 25 anos, a unidade tem atuado para aprimorar o trabalho de ouvir a população do Distrito Federal sobre os serviços prestados pelo Judiciário local.

Por meio da Ouvidora, é possível esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da instituição e enviar reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de acesso à informação e elogios relativos à atuação do órgão.

Desde 2024, a unidade também é um canal de atendimento que busca facilitar o acesso à Justiça para mulheres vítimas de violência.

Conheça os canais da Ouvidoria do TJDFT.

Fonte: TJDFT