Ordem do Mérito Judiciário: TJDFT entrega comendas para 69 agraciados

Ordem do Mérito Judiciário: TJDFT entrega comendas para 69 agraciados

Ordem do Mérito Judiciário: TJDFT entrega comendas para 69 agraciados

por MLC — publicado 2024-03-22T19:49:00-03:00

Foto das autoridades na solenidade da Ordem do Mérito JudiciárioNa tarde desta sexta-feira, 22/3, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) homenageou 69 personalidades pela prestação de serviços à cultura jurídica e ao Poder Judiciário local. A solenidade de entrega das comendas foi realizada na Sala de Sessões Plenárias deste Tribunal, no Bloco C (Palacinho). Confira o evento pelo canal oficial do TJDFT no YouTube.

“É com imensa satisfação, honra e alegria que faço uso da palavra para cumprimentar a todos e agraciá-los pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Distrito Federal e pela contribuição que deram ao nosso Tribunal”, declarou o Presidente do Tribunal, Grão-Mestre e Chanceler da Ordem, Desembargador Cruz Macedo. Em sua fala, mencionou reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), advogados, membros do Ministério Público e jurisdicionados pela prestação do serviço célere em prol da população do DF e até mesmo de outros estados.

Imagem da comenda da Ordem do Mérito do JudiciárioO Presidente Cruz Macedo encerrou seu discurso agradecendo a todos “pela inestimável contribuição”. Destacou, ainda, que a homenagem é um reconhecimento e desejou que a condecoração “possa servir de mais um estímulo a todos que venham atuar em conjunto com o TJDFT porque todos são muito importantes para contribuir e colaborar com a prestação da Justiça”.

As comendas foram entregues pelo Presidente do TJDFT; 1º Vice-Presidente do Tribunal e Conselheiro da Ordem, Desembargador Ângelo Passareli; 2º Vice-Presidente e Conselheiro da Ordem, Desembargador Sérgio Rocha, Corregedor da Justiça do DF e Secretário da Ordem, Desembargador J.J Costa Carvalho, e Desembargador e Conselheiro da Ordem, Getúlio de Oliveira.

Agraciados na entrega das comendas da Ordem do Mérito do JudiciárioEstiveram presentes na cerimônia: o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reinaldo Fonseca; o Procurador- Geral de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, George Seigneur; o Subprocurador Geral aposentado da República, Alcides Martins, representando o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, a Juíza do TJDFT, Maria Isabel da Silva, representando o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, e o Presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis), Carlos Alberto Martins Filho; o Juiz Auxiliar do gabinete da Ministra Daniela Teixeira, João Gabriel Silva; os Juízes do TJDFT; Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, André Clemente; o  Presidente da Assejus, Fernando Freitas; o Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim; autoridades, servidores e agraciados.

Confira a lista completa dos agraciados.

Acesse as fotos do evento no Flickr do TJDFT.

Ordem do Mérito Judiciário do DF e dos Territórios

A Ordem do Mérito Judiciário do DF e dos Territórios é destinada a reconhecer personalidades, físicas ou jurídicas, pelos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

As comendas representam Símbolos Honoríficos e são constituídas de medalhas do mérito Judiciário e insígnia.  Estas são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz, há a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Há ainda dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.

A honraria é regulamentada pela Resolução 9/2016, que estabelece, entre outras coisas, que os nomes dos indicados deve ser submetido à aprovação do Conselho Tutelar da OMJDFT.

Fonte: TJDFT