Novo complexo prisional do DF homenageia Desembargador do TJDFT George Lopes Leite

Novo complexo prisional do DF homenageia Desembargador do TJDFT George Lopes Leite

Novo complexo prisional do DF homenageia Desembargador do TJDFT George Lopes Leite

por AB — publicado 2021-04-29T15:13:00-03:00

Foto Des. Belinati falando em inauguração do novo complexo prisional do DFInaugurada na manhã de hoje, 29/4, a nova Unidade de Detenção Provisória do Distrito Federal, no Complexo da Papuda, leva o nome do Desembargador do TJDFT George Lopes Leite, falecido em março deste ano, em decorrência da Covid-19. Merecedor da homenagem, o magistrado se destacou pelo caráter humanizado de sua atuação, enquanto esteve à frente da Vara de Execuções Penais do DF.

Durante a cerimônia, o Desembargador Roberval Casemiro Belinati falou em nome do Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, reverenciando a memória do colega magistrado. “A denominação [do presídio] perpetua o nome do Desembargador, que se destacou na vida profissional como um dos grandes juízes da República”, disse Belinati.

O Desembargador também lembrou a paixão do homenageado pela área criminal – sobretudo na vara de execuções criminais, na Primeira Turma Criminal e na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça – e os elogios frequentes que costumava receber de advogados e de partes, como “Juiz humano” e “Juiz bondoso”, uma vez que em seus julgamentos, “o seu coração irradiava o sentimento de solidariedade e compaixão”.

A Juíza da VEP/DF, Leila Cury, também presente ao evento, participou no último dia 15/4 de outra homenagem prestada ao magistrado, no âmbito do Sistema Penitenciário local. Confira: Juízes homenageiam Desembargador George Lopes Leite por meio de doação.

Leia aqui a íntegra do discurso do Desembargador Roberval Casemiro Belinati, bem como outras homenagens prestadas ao Desembargador do TJDFT George Lopes Leite.

Governador do DF Ibaneis Rocha falando na inauguração do novo complexo prisional do DFO presídio

A Unidade de Detenção Provisória Desembargador George Lopes Leite é um complexo que reunirá em um só espaço quatro centros de detenção provisória (CDPs I, II, III e IV ). Com 46 mil m², a megaestrutura tem capacidade para 3,2 mil internos.

Os CDPs são locais onde ficam detentos que aguardam julgamento. O antigo prédio do CDP I, construído na década de 70, será substituído pelo novo conjunto que contará com 16 pavilhões (módulos de vivência). A área compreende ainda em dois módulos de recepção e revista, dois de administração, dois de saúde, cinco guaritas e quatro reservatórios de água.

A construção da nova unidade é fruto de parceria entre o GDF e o Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça.

Foto: Francisco Suelson  / ASCOM-SEAPE

Fonte: TJDFT