Novembro Azul: TJDFT se ilumina em prol da campanha de conscientização ao câncer de próstata

Novembro Azul: TJDFT se ilumina em prol da campanha de conscientização ao câncer de próstata

Novembro Azul: TJDFT se ilumina em prol da campanha de conscientização ao câncer de próstata

por ACS — publicado 2021-11-04T12:55:00-03:00

Foto noturna do Palácio da Justiça - Fórum de Brasília iluminado em tons azuis em referência ao Novembro Azul

O Palácio da Justiça do TJDFT ficará iluminado ao longo de todo o mês, para manifestar o apoio do Judiciário local ao Movimento Mundial Novembro Azul. O objetivo é alertar sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata

A campanha de 2021 aborda a saúde masculina de forma ampla, orientando também sobre outros problemas que podem acometer os homens. Assim, o tema proposto pela Sociedade Brasileira de Urologia – SBU para este ano é “Saúde também é papo de homem”

Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento e orientação sobre o tema, o TJDFT entrevistou o médico Tomaz de Aquino, chefe da Secretaria de Saúde do Tribunal. O resultado dessa conversa será veiculado na próxima semana, no programa de podcast Viva Bem, Trabalhe Melhor, e ficará disponível nas principais plataformas de áudio.

NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o  preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

O Instituto Nacional do Câncer – INCA estima a ocorrência de cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, só este ano. A doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina e mata cerca de 14 mil homens todos os anos, no país.

Da mesma forma que a maioria dos cânceres, o diagnóstico precoce permite tratamento e até mesmo o fim da doença. Para tanto, é de suma importância realizar exames periódicos e obter informações de fontes seguras, a fim de prevenir o câncer de próstata e demais doenças. 

Quem se ama, se cuida.

Fonte: TJDFT