Novas Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau tomam posse no TJDFT
Às 17h desta sexta-feira, 16/7, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, representando o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, deu posse às Juízas de Direito Carmen Nícea Nogueira Bittencourt e Ana Maria Ferreira da Silva no cargo de Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau do TJDFT. A cerimônia foi realizada pela plataforma Teams, com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da instituição no YouTube.
A Juíza Carmen Bittencourt afirmou, em seu discurso, que renova o compromisso com a entrega de uma prestação jurisdicional mais eficiente, célere e isonômica. “Não é de outra forma que avançarei mais uma etapa na minha carreira. Meu pilar de atuação é a dignidade da pessoa humana e minha inspiração vem dos exemplos que tenho na minha família e na equipe de valorosos servidores com os quais trabalhei ao longo dos anos”, pontuou. A magistrada vai integrar a 1ª Turma Cível e a 1ª Câmara Cível.
A Juíza Ana Maria da Silva, por sua vez, agradeceu a oportunidade de seguir atuando no TJDFT na busca pela Justiça. “Espero fazer jus à honra de compor este nosso Tribunal que está entre os melhores do país. Sei que estou no caminho certo, já que me sinto realizada com a possibilidade de resolver conflitos, que são próprios da vida em sociedade”, declarou a magistrada que vai compor a 3ª Turma Cível e a 1ª Câmara Cível.
Após apresentar uma breve biografia das empossadas, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT parabenizou a ascensão das magistradas ao novo cargo. “Deixo aqui os meus maiores votos de felicidade, êxito e sucesso às juízas no nobre exercício de suas atribuições”, concluiu. As magistradas foram eleitas em sessão extraordinária do Tribunal Pleno e ocuparão as vagas deixadas pelos colegas Luis Gustavo e Alvaro Ciarlini, promovidos a Desembargadores do TJDFT.
Participaram da solenidade, entre outros convidados, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra De Santis; a Corregedora do TJDFT, Desembargadora Carmelita Brasil; a Ministra do STJ, Nancy Andrighi; o Presidente do TRE/DF, Desembargador Humberto Ulhôa; o Vice-Procurador-Geral de Justiça Institucional do DF, André Vinícius de Almeida, representando a Procuradora-Geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Oliveira Barreto.
Carmen Nícea Nogueira Bittencourt
Nascida na cidade de Araguari (MG), entrou para a magistratura do Distrito Federal, como Juíza de Direito Substituta, em fevereiro de 1995 e foi promovida a Juíza de Direito em abril de 1997.
Como Juíza Titular, esteve à frente da 2ª Vara de Família de Taguatinga, 2ª Vara de Família do Paranoá e 2º Juizado de Fazenda Pública do DF. É pós-graduada pela University of North Carolina (EUA), pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) e pela Escola Superior do MPDFT.
Ana Maria Ferreira da Silva
Natural de Curvelo (MG), a magistrada graduou-se em Direito em 1979 pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Foi servidora do TJDFT de 1982 a 1995, quando ingressou na magistratura como Juíza de Direito Substituta da Justiça do TJDFT. Foi Juíza Titular da Vara Cível do Paranoá e Diretora do referido fórum por quatro anos.
Após 17 anos à frente da Vara Cível do Paranoá, foi removida para o 1º Juizado Especial da Fazenda Pública. Sob a responsabilidade da magistrada, a serventia obteve aumento expressivo na distribuição de processos de saúde.
Fonte: TJDFT