Novas Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau tomam posse no TJDFT

Novas Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau tomam posse no TJDFT

Novas Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau tomam posse no TJDFT

por CMA — publicado 2021-07-16T18:33:00-03:00

Foto da posse on-line das juízas Carmen Nícea e Ana MariaÀs 17h desta sexta-feira, 16/7, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, representando o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, deu posse às Juízas de Direito Carmen Nícea Nogueira Bittencourt e Ana Maria Ferreira da Silva no cargo de Juízas de Direito Substitutas de 2º Grau do TJDFT. A cerimônia foi realizada pela plataforma Teams, com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da instituição no YouTube.

A Juíza Carmen Bittencourt afirmou, em seu discurso, que renova o compromisso com a entrega de uma prestação jurisdicional mais eficiente, célere e isonômica. “Não é de outra forma que avançarei mais uma etapa na minha carreira. Meu pilar de atuação é a dignidade da pessoa humana e minha inspiração vem dos exemplos que tenho na minha família e na equipe de valorosos servidores com os quais trabalhei ao longo dos anos”, pontuou. A magistrada vai integrar a 1ª Turma Cível e a 1ª Câmara Cível.

A Juíza Ana Maria da Silva, por sua vez, agradeceu a oportunidade de seguir atuando no TJDFT na busca pela Justiça. “Espero fazer jus à honra de compor este nosso Tribunal que está entre os melhores do país. Sei que estou no caminho certo, já que me sinto realizada com a possibilidade de resolver conflitos, que são próprios da vida em sociedade”, declarou a magistrada que vai compor a 3ª Turma Cível e a 1ª Câmara Cível.

Após apresentar uma breve biografia das empossadas, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT parabenizou a ascensão das magistradas ao novo cargo. “Deixo aqui os meus maiores votos de felicidade, êxito e sucesso às juízas no nobre exercício de suas atribuições”, concluiu. As magistradas foram eleitas em sessão extraordinária do Tribunal Pleno e ocuparão as vagas deixadas pelos colegas Luis Gustavo e Alvaro Ciarlini, promovidos a Desembargadores do TJDFT.

Participaram da solenidade, entre outros convidados, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra De Santis; a Corregedora do TJDFT, Desembargadora Carmelita Brasil; a Ministra do STJ, Nancy Andrighi; o Presidente do TRE/DF, Desembargador Humberto Ulhôa; o Vice-Procurador-Geral de Justiça Institucional do DF, André Vinícius de Almeida, representando a Procuradora-Geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Oliveira Barreto.

dra_carmem-POSSE.jpg

Carmen Nícea Nogueira Bittencourt

Nascida na cidade de Araguari (MG), entrou para a magistratura do Distrito Federal, como Juíza de Direito Substituta, em fevereiro de 1995 e foi promovida a Juíza de Direito em abril de 1997.

Como Juíza Titular, esteve à frente da 2ª Vara de Família de Taguatinga, 2ª Vara de Família do Paranoá e 2º Juizado de Fazenda Pública do DF. É pós-graduada pela University of North Carolina (EUA), pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) e pela Escola Superior do MPDFT.   

Foto da juíza Ana Maria durante a posseAna Maria Ferreira da Silva

Natural de Curvelo (MG), a magistrada graduou-se em Direito em 1979 pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Foi servidora do TJDFT de 1982 a 1995, quando ingressou na magistratura como Juíza de Direito Substituta da Justiça do TJDFT. Foi Juíza Titular da Vara Cível do Paranoá e Diretora do referido fórum por quatro anos.

Após 17 anos à frente da Vara Cível do Paranoá, foi removida para o 1º Juizado Especial da Fazenda Pública. Sob a responsabilidade da magistrada, a serventia obteve aumento expressivo na distribuição de processos de saúde.

Fonte: TJDFT