Nota de apoio do TJDFT à Juíza da VEP/DF

Nota de apoio do TJDFT à Juíza da VEP/DF

Nota de apoio do TJDFT à Juíza da VEP/DF

por ACS — publicado 2024-05-20T13:42:13-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) vem a público manifestar total apoio à Juíza Titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF), Leila Cury, e sua atuação exemplar e irretocável à frente da referida Vara desde maio de 2014. A conduta da magistrada sempre foi pautada pela ética e o fiel cumprimento da lei. 

No dia 6 de maio de 2024, a magistrada foi ofendida por Rodrigo Cademartori, conhecido como Rodrigo Pilha, em discurso realizado no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), sobre sua experiência como preso no sistema prisional do DF. Na oportunidade, afirmou que a Juíza Leila Cury, juntamente com o Governo do Distrito Federal ( GDF) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE DF), “são torturadores e criminosos e precisam urgentemente sair do sistema prisional”. Na mesma ocasião, o ativista Michel Platini também discursou contra a magistrada, destacando a prática de atos desidiosos, omissos e preconceituosos no desempenho da judicatura.  

Todas as denúncias de maus- tratos, tortura e mau desempenho de funções por parte de agentes penais são devidamente apuradas e, caso comprovadas a autoria e materialidade dos fatos, são punidas na forma da lei. 

O TJDFT repudia veementemente as palavras proferidas por Rodrigo Cademartori e Michel Platini na CLDF e destaca a necessidade de respeito para com toda a magistratura do Distrito Federal, em especial com a Juíza titular da VEP/DF. O Tribunal não admite ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura e a eficiência da magistrada. 

Nesta segunda-feira, 20/5, o Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, Francisco Oliveira e da Juíza Leila Cury, foi recebido pelo Presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputado Wellington Luiz, que declarou apoio daquela Casa à Juíza Leila Cury e ao TJDFT. A CLDF divulgou em seu site Nota de Desagravo em favor da magistrada diante das declarações de Rodrigo Cademaroti e Michel Platini.

Fonte: TJDFT