MPDFT cede salas para atendimento presencial do TJDFT na Promotoria de Justiça de Planaltina

MPDFT cede salas para atendimento presencial do TJDFT na Promotoria de Justiça de Planaltina

MPDFT cede salas para atendimento presencial do TJDFT na Promotoria de Justiça de Planaltina

por ACS — publicado 2023-01-26T11:00:00-03:00

Presidente do TJDFT e Procurador-Geral do DF assinam Termo de CooperaçãoNa tarde dessa quarta-feira, 25/1, o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, e o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, assinaram o contrato de Cessão de Uso no qual o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) cede temporariamente parte das instalações do Edifício da Promotoria de Justiça de Planaltina.  

O objetivo é possibilitar a continuidade do atendimento à população durante o período de execução dos serviços de recuperação decorrentes do incêndio no Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes. 

Presidente do TJDFT e Procurador-Geral do DF assinam Termo de CooperaçãoDurante o evento, o Desembargador Cruz Macedo destacou que o momento é de agradecimento ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pela colaboração com o TJDFT. “O Ministério Público nos acolhe em um momento de grande necessidade, de dificuldade, com o incêndio que inviabilizou a utilização do nosso fórum em Planaltina”, afirmou.  

O Presidente do TJDFT ressaltou a atuação célere e imediata do MPDFT que, “de imediato, acolheu a nossa proposta e nos cedeu o espaço para que os nossos trabalhos presenciais possam prosseguir em Planaltina”.  

O magistrado salientou, ainda, a participação da Juíza Josélia Fajardo, Diretora do Fórum de Planaltina. “Agradeço também pelo trabalho que tem feito com o acompanhamento diário e pela dedicação para a recuperação daquele espaço”, disse o Desembargador Cruz Macedo.  

Por fim, ele ressaltou que a cessão das salas pelo MPDFT é a concretização do princípio da cooperação entre as instituições. “Seguimos com o compromisso de cooperação e reciprocidade com o Ministério Público, que também já acolhemos em outras vezes. Para nós, é uma satisfação estarmos aqui, com este voto de gratidão pela rapidez, pelo interesse que o Ministério Público teve em colaborar conosco”, concluiu o magistrado.   

Presidente do TJDFT e Procurador-Geral do DF assinam Termo de CooperaçãoO Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Georges Seigneur, ressaltou que o MPDFT e o TJDFT são coirmãos e sempre, num momento de dificuldade, podem contar um com o outro. “Esse é mais um passo mostrando que o trabalho em parceria só colhe frutos positivos”, pontuou.  

A Diretora do Fórum de Planaltina, Juíza Josélia Fajardo, falou que o Termo de Cessão veio em uma hora que o fórum estava precisando muito para atender aos jurisdicionados de Planaltina e dar efetividade à Resolução do CNJ, que trata da cooperação interinstitucional. A magistrada também explicou que o atendimento presencial nas novas instalações iniciou já nessa quarta-feira, 25/1. 

Prestigiaram a cerimônia os Juízes Auxiliares da Presidência do TJDFT Luis Martius Júnior e Caio Brucoli  e o Secretário-Geral do TJDFT, Celso de Oliveira. 

Incêndio 

As atividades presenciais no Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes, Fórum de Planaltina, foram suspensas, conforme Portaria Conjunta 4/2023, para a execução de serviços prediais decorrentes do incêndio, ocorrido no local, no dia 14/1. As causas do incêndio estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).  

Termo de Cessão de Uso 

De acordo com o Termo de Cessão de Uso firmado entre as instituições, o MPDFT destina, de forma não onerosa, a área de 151,99 m² (sete salas) do Edifício da Promotoria de Justiça de Planaltina, localizada na Área Especial Norte 10-A, Setor Administrativo. 

Fonte: TJDFT