Métodos consensuais de solução de conflitos: novo episódio do “TJDFT em Séries” explica mediação
A mediação é o tema do segundo episódio do TJDFT em Séries, sobre os métodos consensuais de solução de conflitos. A entrevistada Ana Augusta Ulhôa, instrutora de mediação e servidora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT, explica como funciona esse método e quais as principais diferenças quando comparada à conciliação. Ouça o podcast e saiba mais sobre o assunto.
“Mediação seria uma forma de resolução de conflito, mas é uma resolução que é encontrada pelos próprios interessados, pelas próprias partes (…) As próprias pessoas que estão envolvidas no conflito é que vão achar a melhor solução para ter seus interesses atendidos”, explica. Ela destaca que, enquanto na conciliação o terceiro facilitador tem um papel mais ativo, na medicação, é vedado que seja feito qualquer tipo de sugestão para o formulação de um acordo.
Na entrevista, Augusta Ulhôa mostra ainda os pré-requisitos para se tornar um mediador judicial, as competências exigidas e a importância desse profissional. Se interessou pelo assunto e quer se tornar um mediador? Não deixe de conferir o podcast.
Os próximos episódios do “TJDFT em Séries” irão abordar as temáticas negociação de dívidas e mediação em família. A temporada faz parte das atividades do TJDFT durante a “Semana Nacional da Conciliação”, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e realizada anualmente pelos Tribunais de Justiça de todo o país.
Com o tema “Conciliação: Mais tempo para você”, a campanha deste ano mostra ao cidadão que, ao optar pela resolução consensual de conflitos, as partes ganham em praticidade, rapidez e eficiência.
TJDFT em Séries
O programa “TJDFT em Séries” é desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social e traz um tema diferente a cada temporada. O assunto escolhido é explorado em quatro episódios em conversa descontraída e instrutiva. Dessa forma, você conhece melhor o Judiciário, seus serviços e seu funcionamento.
O canal TJDFT Podcast está hospedado no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts.
Ouça, comente e compartilhe!
Fonte: TJDFT