Menina do DF deseja ser adotada por uma família carinhosa e alegre

Menina do DF deseja ser adotada por uma família carinhosa e alegre

Menina do DF deseja ser adotada por uma família carinhosa e alegre

por SECOM/VIJ — publicado 2022-12-15T16:45:43-03:00

Vitória sorrindoA descrição de Vitória (13 anos) sobre sua família dos sonhos é uma que seja carinhosa, alegre e, usando uma palavra comum em seu repertório, legal. A menina é uma das 92 crianças e adolescentes que hoje aguardam pela adoção nas instituições de acolhimento do Distrito Federal.

Para aumentar as chances de encontro com essa família tão desejada, Vitória integra o programa de sensibilização para adoção fora do perfil clássico desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), o Em Busca de um Lar. A iniciativa foi criada em 2019 com o objetivo de aumentar a chance daqueles que não costumam ser a escolha óbvia dos pretendentes à adoção.

Um dos fatores que dificultam o encontro adotivo é a idade. Enquanto cerca de 85% das famílias buscam crianças com até 3 anos, cerca de 90% das que aguardam pela adoção no DF têm idade superior a essa. A situação complica quando a idade passa dos 12 anos: apenas 2% das famílias aceitam acolher aqueles que representam quase a metade do total de meninos e meninas do cadastro de adoção. Somam-se ao perfil menos buscado aqueles que pertencem a grupos maiores de irmãos e com deficiência ou graves problemas de saúde.

Em busca de carinho

Vitória computadorVânia Lacerda, mãe social na instituição em que Vitória está acolhida, diz que a menina é muito carinhosa, amorosa, caprichosa no que faz e obediente. “Lógico que tem horas em que ela teima um pouco, como qualquer criança, mas quando a gente conversa, ela nos escuta”, conta Vânia.

A assistente social Pâmela Coelho explica que Vitória às vezes tem maior dificuldade de compreensão, se comparada a meninas da mesma idade, devido a uma deficiência intelectual diagnosticada. “Mas explicando direitinho e com paciência, temos conseguido resolver tudo com ela, que vem se desenvolvendo muito bem”, conta Pâmela. A menina atualmente faz acompanhamento com psicólogos e fonoaudiólogos.

O mesmo carinho que Vitória distribui corriqueiramente, ela espera receber da família. “A família vai ganhar uma excelente companheira”, fala Vânia Lacerda. Com a nova família, Vitória sonha em poder passear. Seu destino favorito atualmente é o shopping, mas ela conta que tem muita vontade de conhecer São Paulo.

No 7º ano na escola, ela gosta de estudar as disciplinas de Português e História. “Gosto porque são matérias muito interessantes”, afirma Vitória. Quando crescer, sonha ser policial. Para ela, é uma profissão muito importante. Nos momentos de folga, curte escutar música, ler, ficar no computador e praticar esportes, principalmente vôlei e queimada. Quando o assunto é comida, bife e cocada estão entre suas preferências.

Para conhecer melhor a menina Vitória, veja o vídeo no link a seguir: atalho.tjdft.jus.br/MZOiXs

Serviço

Na página do Em Busca de um Lar, você pode conhecer outras crianças e adolescentes que aguardam adoção no DF, bem como saber mais sobre o programa e acessar as redes sociais da iniciativa da VIJ-DF.

Famílias interessadas nos participantes do Em Busca de um Lar devem procurar a VIJ-DF para manifestar seu interesse na adoção. O contato inicial pode ser feito mandando mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br. 

Fonte: TJDFT