Memorial do TJDFT sedia lançamento de livro sobre envelhecimento da população

Memorial do TJDFT sedia lançamento de livro sobre envelhecimento da população

Memorial do TJDFT sedia lançamento de livro sobre envelhecimento da população

por CS — publicado 2024-08-09T18:15:00-03:00

Juíza Monize Marques e Desembargador Roberval Belinati.jpegNa tarde desta sexta-feira, 9/8, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, foi realizado o lançamento do livro “O Paradoxo da Idade no Brasil – Um país jovem que envelheceu rapidamente”. A obra foi organizada pela Juíza do TJDFT Monize da Silva Freitas Marques e pela professora Virna de Barros Nunes Figueiredo. 

Juíza Monize Marques é Juíza Auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia e Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI).  

Na abertura do evento, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, agradeceu a presença dos convidados e elogiou a autora: “uma magistrada exemplar e dedicada à prestação de serviços”. O Desembargador lembrou que o respeito aos idosos dever ser prioridade nas famílias e na sociedade. 

Lançamento do livro.jpeg

O 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Angelo Passareli, afirmou que teve a satisfação de conhecer o trabalho da Juíza, como colaboradora da 2ª Vice-Presidência, e ficou impressionado. “Farei a leitura do livro para me inteirar do tema, pois sabemos que foi construído por alguém que tem amplo conhecimento na matéria”.  

O Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, também enalteceu a atuação da magistrada como Juíza Auxiliar da Corregedoria. “Fiquei muito contente de saber que temos pessoas com o gabarito de escrever com profundidade sobre o envelhecimento e a pessoa idosa, um tema tão necessário. É preciso nos atentarmos ao fato de que muitas famílias não cuidam de seus idosos por falta de condições e é, nesse momento, que o Estado precisa criar políticas públicas para auxiliar esse público”. 

Juíza Monize Marques.jpeg

A Juíza é mestre em gerontologia, fundadora do Instituto Parentalidade Prateada (IPP) e coordenou Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação da Política Nacional de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito do Judiciário, materializada na Resolução CNJ 520/2023. 

Em sua fala de agradecimento, a magistrada ressaltou a importância da família, formada pelo marido e os filhos, e pelo tempo cedido para que ela pudesse se dedicar ao IPP. “São 24 anos de Tribunal, não haveria lugar melhor para lançar o livro e reconhecer a minha gratidão e reafirmar o meu compromisso de continuar prestando um serviço que seja digno, eficiente e amoroso para a população. Me sinto muito honrada de estar aqui, entregando o fruto daquilo que a gente consumiu e construiu juntos todos esses anos”, declarou. 

Compuseram a mesa de honra, além do 1º Vice-Presidente, o 2º Vice-Presidente e o Corregedor, a Ouvidora-Geral do TJDFT, Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, e o Desembargador Diaulas Ribeiro. O lançamento foi prestigiado ainda por magistrados(as), servidores(as), familiares e amigos(as) da Juíza organizadora da publicação.

A obra 

WhatsApp Image 2024-08-09 at 18.01.42.jpegA evolução da média de idade da população brasileira é um fato comprovado em diversos estudos e pesquisas recentes. O envelhecimento da sociedade nacional levou o IPP a produzir o livro. A obra reflete a respeito de três eixos de debate sobre o tema: Fenômeno, Direito e Saúde. Escrito a múltiplas mãos, de vários lugares do Brasil, o primeiro livro do instituto aborda pontos importantes sobre o envelhecimento populacional.  

O evento de lançamento do livro foi contemplado pelo Edital nº 8/2023, que regulamenta a seleção de exposições de arte e lançamentos de livro no Memorial TJDFT, unidade vinculada à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, presidida pelo Desembargador Roberval Belinati. 

Acesse o álbum de fotos do evento, disponível no Flickr do TJDFT.

Fotos: Rafael Victor

Fonte: TJDFT