Maria da Penha & Você: Podcast do TJDFT discute violência contra a mulher negra

Maria da Penha & Você: Podcast do TJDFT discute violência contra a mulher negra

Maria da Penha & Você: Podcast do TJDFT discute violência contra a mulher negra

por CS — publicado 2022-12-19T13:30:00-03:00

Audiodescrição: arte nas cores amarela e branca. Ondas estilizadas atravessam a imagem. Ícone de um microfone. Foto da entrevista Lianne Carvalho de Oliveira, Assistente social do NJM e Coordenadora do CJM Polo Leste, no Podcast Maria da Penha & Você –  Violência contra a mulher negra: Conhecer para enfrentar. Assinatura do NJM, cuja marca é uma margarida estilizada, em conjunto com o logotipo do TJDFT.Na edição deste mês, o podcast Maria da Penha & Você entrevista a assistente social e coordenadora do Centro Judiciário da Mulher (CJM) Polo Leste, Lianne Carvalho de Oliveira, que fala sobre violência contra a mulher negra e a importância de se conhecer o assunto para enfrentá-lo. Ouça o episódio completo.

Segundo a especialista, na diversidade de mulheres, este grupo tem chamado a atenção por estar mais exposto ao risco de sofrer violência, tanto nas ruas quanto nas relações de afeto. “Essa exposição acontece devido à raça e cor da pele. Aqui me refiro a nós, mulheres negras, que segundo o IBGE, grupo composto por pretas e pardas no Brasil”, explicou. 

Lianne ressalta que estudos e pesquisas realizados por órgãos públicos nacionais, organismos internacionais, movimento feminista e movimento negro apontam que, diariamente, mulheres negras brasileiras estão mais expostas às práticas de violência quando comparadas a mulheres de outras raças, como as brancas, amarelas e indígenas. Esse índice subiu ainda mais durante a pandemia.  

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelou que das 1.341 mulheres vítimas de feminicídio, em 2021, 37,5% são brancas e 62% são negras. Outro registro feito pela assistente social é o de que, na última década, os assassinatos de mulheres brancas caíram, enquanto o de mulheres negras cresceram. “Além das desigualdades de gênero impostas a todas as mulheres, a desigualdade racial, marcada pelo racismo, deixa mulheres negras em uma posição de maior vulnerabilidade a agressões e à morte no nosso país”, afirmou.

Por isso, a entrevistada avalia que o racismo vivenciado por mulheres negras deve ser considerado um indicador de risco de violência e ganhar centralidade na análise dos fatores de avaliação de risco de feminicídio. 

Podcast 

O programa Maria da Penha & Você é uma produção do Núcleo Judiciário da Mulher, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT. O objetivo é levar conhecimento sobre a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, e demais legislações que visam combater a violência contra a mulher, com foco em evitar novos delitos. 

Os podcasts produzidos pelo Tribunal estão hospedados no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts. O canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe! 

Fonte: TJDFT