Magistrados do TJDFT participam de obra jurídica lançada pela Enfam

Magistrados do TJDFT participam de obra jurídica lançada pela Enfam

Magistrados do TJDFT participam de obra jurídica lançada pela Enfam

por ACS — publicado 2022-07-06T09:34:57-03:00

Capa do livro O sistema de precedentes brasileiroO Juiz de Direito Fabrício Castagna Lunardi e a Juíza de Direito Substituta Acácia Regina Soares de Sá participam da obra “O sistema de precedentes brasileiros – Demandas de massa, inteligência artificial, gestão e eficiência” lançada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no dia 27/6. Ambos do TJDFT, o  magistrado é um dos coordenadores do livro e a magistrada assina um dos artigos da obra. 

De acordo com o Juiz Fabrício Castagna Lunardi, um dos coordenadores do trabalho, “o livro aborda de forma aprofundada as principais questões envolvendo o sistema de precedentes brasileiro, a partir da identificação de problemas e propositura de soluções viáveis para torná-lo mais racional, para melhorar a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional”, afirma.

A Juíza Acácia Regina Soares de Sá é autora do Capítulo 5 da obra, intitulado “A racionalização na aplicação da técnica de distinção de precedentes pelo STJ como direito fundamental à segurança jurídica: uma análise empírica”. Segundo a magistrada “o artigo analisa, através de uma pesquisa de julgados do Superior Tribunal de Justiça, como a técnica do distinguishing vem sendo utilizada e seus impactos no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, especialmente sob o ângulo da segurança jurídica”, explica a autora.

Sobre a obra

A obra é resultado dos estudos realizados por membros dos grupos de pesquisa “Centro de Inteligência, Precedentes e Demandas Repetitivas” e “Centros de Inteligência e Formação Judicial em Prevenção de Conflitos e Gestão de Precedentes”, vinculados ao programa de Mestrado em Direito e Poder Judiciário da Enfam.

A publicação foi dividida em três partes. A primeira aborda os precedentes enquanto instituto jurídico, trazendo à tona alguns dos atuais desafios do modelo na jurisdição brasileira. A segunda, uma análise de gerenciamento do modelo de precedentes que busca investigar as oportunidades abertas à racionalização dos modelos de julgamento e à adequação ao tratamento das questões de massa. Por fim, a última parte refere-se às contribuições que a tecnologia e a gestão podem oferecer ao tratamento de dados, passando pela gestão do conhecimento, trabalho de rede e até pelo uso da inteligência artificial.

Para mais informações sobre a publicação, acesse a reportagem do site da Enfam. 

O livro pode ser lido no site da Enfam.

Fonte: TJDFT