Magistrados do TJDFT divulgam Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas
O 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha, e o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência Gilmar Soriano participaram de evento de divulgação do Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas para profissionais da educação no último dia 7/7. O evento foi realizado no Auditório da EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.
A sensibilização sobre o projeto aconteceu durante o 1º Curso de Formação para novos Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foram empossados 271 servidores da Carreira Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional.
O Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas visa disseminar as práticas restaurativas e a cultura da paz entre os membros da comunidade escolar. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJDFT e o Governo do Distrito Federal.
O evento foi marcado por exposições dialogadas com a participação de magistrados de vários estados da federação, oportunidade em que foram compartilhadas as experiências de vários tribunais brasileiros acerca do tema.
Além do Desembargador Sérgio Rocha e do Juiz Gilmar Soriano, a solenidade de abertura contou com a presença do Conselheiro do CNJ Vieira de Mello, a Secretária de Estado de Educação Hélvia Paranaguá Fraga e de diversos magistrados do TJDFT, como o Juiz Fábio Esteves e as Juízas Lília Simone e Caroline Lima.
Nas palavras do Desembargador Sérgio Rocha, “a proposta do projeto é capacitar equipes de voluntários em cada escola, de forma que possam aplicar os métodos restaurativos no ambiente escolar. A ideia é incentivar os integrantes desta comunidade a construírem eles mesmos o melhor tratamento de seus conflitos a partir de suas concepções e necessidades”, disse.
Já o Juiz Gilmar Soriano destacou que “investir na capacitação de professores e educadores é a melhor chance de colher uma geração melhor no futuro. Os magistrados ficam honrados em colaborar com apoio na restauração da cultura de paz nas escolas”.
Fonte: TJDFT