Laboratório de Inovação Aurora faz palestra sobre linguagem simples no TJGO

Laboratório de Inovação Aurora faz palestra sobre linguagem simples no TJGO

Laboratório de Inovação Aurora faz palestra sobre linguagem simples no TJGO

por ACS — publicado 2024-02-26T12:40:00-03:00

Foto das duas palestrantes ao lado de uma mulherO Laboratório de Inovação Aurora apresentou, nesta quinta-feira, 22/2, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a palestra Como transformar a comunicação com a sociedade por meio da Linguagem Simples. O evento fez parte da Criar – Semana de inovação do Tribunal goiano, que aconteceu de 20 a 23/3 com o tema Diálogos, Criatividade e Inovação. 

A apresentação foi feita pelas servidoras Mariana Bicalho e Adelyse Lopes, Coordenadora e Coordenadora Substituta do Laboratório, respectivamente. Durante duas horas de interação com um público de quase 400 magistrados e magistradas, servidores e servidoras, elas abordaram a importância do uso da linguagem simples para melhorar a comunicação com a sociedade; os impactos na produtividade e na economia de recursos para o órgão; estratégias de como implantar e disseminar a técnica, com destaque para os projetos TJDFT+simples e Expedição 4.0; e, por fim, apresentaram técnicas de como escrever em linguagem simples.  

Foto da palestrante em frente ao público do auditórioUm dos pontos altos da palestra foi a aplicação do jogo de cartas Simplifique, que foi especialmente adaptado para ser jogado de forma online durante o evento. A gamificação gerou discussão e interação intensa entre a plateia. O público ainda teve a oportunidade de praticar os aprendizados e simplificar um texto proposto pelas palestrantes.

Avaliação do evento 

A palestra recebeu uma avaliação positiva do público. Um formulário de satisfação aplicado pelo Aurora, ao final do evento, recebeu 41 manifestações. Um total de 26 pessoas declaram “Superei minhas expectativas” e outras 15 responderam “Gostei”. Entre os comentários feitos constam: “Assunto muito importante que precisamos colocar em prática”; “Tema muito importante para o mundo jurídico!” e “Exposição clara, concisa e repela de exemplos”.    

Parceria 

A interação entre os laboratórios de inovação do TJDFT e TJGO, Aurora e Inovajus, não é novidade. Representantes da Corte goiana já visitaram as instalações do Aurora e reuniões virtuais foram realizadas para troca de experiências. A expectativa é que a colaboração entre os órgãos continue, principalmente em ações relacionadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça, em dezembro do ano passado. 

TJDFT+simples e Expedição 4.0 

O TJDFT+Simples é um programa institucional que une linguagem simples e Direito Visual para ampliar o acesso da sociedade à Justiça, por meio de comunicações mais claras, acessíveis e inclusivas, conforme disposto na Portaria Conjunta 91/2021 do TJDFT. 

Já o projeto Expedição 4.0 é uma iniciativa pioneira que padroniza e simplifica linguagem de documentos judiciais, reduz burocracia e agiliza processos e que já transformou mais de 90 modelos de mandados cíveis.

Fotos: TJGO

Fonte: TJDFT