Justiça pela Paz em Casa: TJDFT promove palestras, capacitação e lança canal de atendimento para mulheres
Entre os dias 4 e 8 de março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), participa da XXVI Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. A ação, instituída pela Resolução 254/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece simultaneamente em todos os tribunais estaduais do país.
No TJDFT, as ações serão realizadas de 2 a 20 de março de 2024. Assim, durante todo o mês, o NJM promoverá palestras, lives, oficinas, rodas de conversa e formações nas escolas e nas instituições da rede de proteção sobre a temática da violência de gênero e Lei Maria da Penha.
Entre as ações programadas, estão a formação de estudantes de Psicologia da UDF e docentes da Regional do Núcleo Bandeirante, além da capacitação da policiais militares, todas com a participação de Juízes e equipe do NJM. No dia 6/3, acontece ainda Roda de Conversa sobre violência contra mulheres idosas e Lei Maria da Penha (LMP) no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CECON) de Brazlândia, entre outras ações. Durante todo mês de março, o NJM promoverá palestras e formações nas escolas e nas instituições da rede de proteção sobre a temática da violência de gênero e LMP.
Ainda como parte da programação, a Ouvidoria-Geral do TJDFT lançará o Ouvidoria para Elas, serviço de atendimento especializado à mulher, no dia 8/3, às 14h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuatmu) tem como objetivo facilitar o acesso à Justiça para as mulheres vítimas de violência.
Com vasta programação, a Semana da Paz em Casa no TJDFT será voltada para ações de conscientização e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres, que é uma luta de toda a sociedade.
Confira a programação completa da XXVI Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa e participe.
Fonte: TJDFT