Justiça da Infância apoia torneio de futebol feminino infantojuvenil
A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) participou da 1ª Copa Rede no último sábado (20/4). O torneio de futebol society feminino infantojuvenil reuniu 150 meninas entre 6 e 21 anos de diferentes regiões administrativas do DF e entorno. Algumas atletas já foram amparadas por medidas protetivas aplicadas pela Justiça Infantojuvenil do DF.
O Juiz Coordenador da Infância e da Juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim, ajudou na premiação das equipes vencedoras. “É uma alegria estar aqui. São jovens que, enquanto jogam bola, estão aprendendo a cultivar amizades, são instigadas a estudar e a buscar um futuro, seja no futebol ou em outras atividades. O futebol aqui é usado como instrumento de socialização e de discussão de temas interessantes para a juventude”, disse o magistrado. O Assessor Administrativo da CIJ/TJDFT, Gelson Leite, também prestigiou o evento com fala na abertura.
A Copa Rede foi realizada pelo Instituto Elas Transformam e pelo Programa Rede Gol Feminino. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF foi parceira do evento; e a Caixa Econômica Federal, patrocinadora.
A Rede Gol é parceira do TJDFT, por meio do programa de voluntariado do Tribunal, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, desde 2012. A entidade ajuda na proteção de meninas por meio da formação de uma rede preventiva e de combate à violência de gênero em diferentes comunidades. As atividades incluem práticas socioesportivas e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, com atendimento a mais de 5 mil crianças e jovens.
Contra a violência sexual
Além da competição esportiva, o evento serviu para conscientização sobre os direitos infantojuvenis. A servidora da CIJ/TJDFT e Coordenadora voluntária da Rede Gol, Deiza Leite, fez o pré-lançamento da campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa conta com o apoio do TJDFT e terá uma série de atividades no próximo mês.
A temática também serviu de base para rodas de conversa sobre direitos infantojuvenis nos intervalos dos jogos do torneio. A atividade contou com a participação de agentes de proteção da Justiça Infantojuvenil.
Fotos: Rodrigo Pueyo
Fonte: TJDFT