Justiça da Infância apoia torneio de futebol feminino infantojuvenil

Justiça da Infância apoia torneio de futebol feminino infantojuvenil

Justiça da Infância apoia torneio de futebol feminino infantojuvenil

por DA — publicado 2024-04-25T15:30:00-03:00

Meninas atletas jogando futebol no campo.A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) participou da 1ª Copa Rede no último sábado (20/4). O torneio de futebol society feminino infantojuvenil reuniu 150 meninas entre 6 e 21 anos de diferentes regiões administrativas do DF e entorno. Algumas atletas já foram amparadas por medidas protetivas aplicadas pela Justiça Infantojuvenil do DF.

O Juiz Coordenador da Infância e da Juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim, ajudou na premiação das equipes vencedoras. “É uma alegria estar aqui. São jovens que, enquanto jogam bola, estão aprendendo a cultivar amizades, são instigadas a estudar e a buscar um futuro, seja no futebol ou em outras atividades. O futebol aqui é usado como instrumento de socialização e de discussão de temas interessantes para a juventude”, disse o magistrado. O Assessor Administrativo da CIJ/TJDFT, Gelson Leite, também prestigiou o evento com fala na abertura.

Juiz da Coordenadoria da Infância, homem alto, branco com cabelos brancos, abraça três jovens segurando bloco de notas de capa laranja.A Copa Rede foi realizada pelo Instituto Elas Transformam e pelo Programa Rede Gol Feminino. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF foi parceira do evento; e a Caixa Econômica Federal, patrocinadora.

A Rede Gol é parceira do TJDFT, por meio do programa de voluntariado do Tribunal, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, desde 2012. A entidade ajuda na proteção de meninas por meio da formação de uma rede preventiva e de combate à violência de gênero em diferentes comunidades. As atividades incluem práticas socioesportivas e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, com atendimento a mais de 5 mil crianças e jovens. 

Crianças, representante e parceiros do programa Gol bem como agentes de proteção da infância e juventude - parte de pé, parte sentados - juntos em uma quadra de esportes, segurando bloco de notas de capa laranja referente à campanha Maio Laranja.Contra a violência sexual

Além da competição esportiva, o evento serviu para conscientização sobre os direitos infantojuvenis. A servidora da CIJ/TJDFT e Coordenadora voluntária da Rede Gol, Deiza Leite, fez o pré-lançamento da campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa conta com o apoio do TJDFT e terá uma série de atividades no próximo mês.

A temática também serviu de base para rodas de conversa sobre direitos infantojuvenis nos intervalos dos jogos do torneio. A atividade contou com a participação de agentes de proteção da Justiça Infantojuvenil.

Fotos: Rodrigo Pueyo

Fonte: TJDFT