TJDFT promove debate sobre humanização do sistema de justiça criminal
O TJDFT realiza, nos dias 30/6, 1º e 2/7, o VII Seminário de Justiça Criminal, que vai promover debates e interações entre os atores que participam do cotidiano da Justiça Criminal. O evento, que é promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT, será realizado por meio da plataforma Zoom, com transmissão pelo canal do TJDFT no Youtube. Magistrados e servidores interessados em participar do Seminário, poderão se inscrever até o dia 25/6 pela Intranet do Tribunal. As inscrições para o público externo podem ser feitas até o dia 25/6 pela página da Escola, clicando aqui.
Promovido desde 2015, o Seminário de Justiça Criminal deste ano terá como tema “Sistema de Justiça e Humanismo – Uma Homenagem ao Desembargador George Lopes Leite”, e tratará, especificamente, sobre políticas criminais humanizadas e a prestação de serviços no contexto da pandemia.
O Seminário de Justiça Criminal tem por objetivo propor a criação de soluções práticas para os problemas da Justiça Criminal no Distrito Federal. Para isso, as instituições participantes poderão expor sua visão a respeito de aspectos da aplicação da Lei Penal e Processual Penal, possibilitando a cada um entender as questões mais importantes do tema de forma multilateral e não conflituosa. Desta forma, acredita-se que será possível operar uma justiça criminal baseada na harmonização da atuação dos operadores do direito penal e processual penal sem conflitos e com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional.
Poderão participar do Seminário, além de magistrados e servidores do TJDFT, membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, delegados da Polícia Civil, integrantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, policiais militares, estudantes e demais servidores da administração pública do Sistema Criminal do Distrito Federal.
Fonte: TJDFT