Juíza do TJDFT publica artigo sobre representatividade feminina no Correio Braziliense
O artigo intitulado “Her rights”, de autoria da Juíza do TJDFT Rejane Suxberger, foi publicado nessa quinta, 8/12, no jornal Correio Braziliense e está disponível para consulta no site do veículo na internet.
O texto trata da baixa representatividade das mulheres em posições de destaque, que, segundo a autora, vem geralmente acompanhada das justificativas padrões de que “eventuais tentativas de convidar mulheres fracassaram”.
A magistrada destaca que a participação das mulheres na vida pública ainda é marcada por variação salarial, intimidação física, desqualificação intelectual e assédio sexual. “Ingressar num campo definido para e pelos homens significa lutar contra um sistema criado para ser “naturalmente masculino”, ressaltou no artigo.
Ao afirmar que a dominação masculina é disfarçada como “uma parte da vida”, a Juíza defende que é preciso “compreendermos o que realmente produz e mantém as estruturas de desigualdade e opressão. É preciso compreender e retirar dessa invisibilidade, como os sistemas discriminatórios criam e perpetuam as desigualdades que estruturam as possibilidades relativas das mulheres nos ambientes de trabalho”.
Fonte: TJDFT