Juíza do TJDFT participa de reunião sobre adoção internacional no TJMG

Juíza do TJDFT participa de reunião sobre adoção internacional no TJMG

Juíza do TJDFT participa de reunião sobre adoção internacional no TJMG

por RS — publicado 2024-05-17T17:50:00-03:00

Audiodescrição: Imagem da 25ª Reunião Plenária do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB). Na foto, Juíza Auxiliar da Corregedoria do TJDFT e servidora estão no plenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ao fundo, uma tela grande transmite o título do evento. Bandeiras de diversos Estados da Federação se situam ao fundo, no lado esquerdo da foto. Ambiente possui boa iluminação.A Juíza Auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Monize Marques, representou o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, na 25ª Reunião Plenária do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB). O evento foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e contou com a participação de diversas autoridades.

O CACB, órgão colegiado criado pelo artigo 5º do Decreto 3.174/1999,  se reúne anualmente para avaliar trabalhos realizados e traçar políticas e linhas de ação comuns, a fim de verificar o cumprimento adequado das responsabilidades assumidas por força da ratificação da Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional (Decreto 3.087/1999). O Conselho também tem a atribuição de garantir o interesse superior de crianças e adolescentes brasileiros, no que se refere à capacidade de adoção em âmbito internacional, em observação ao princípio da proteção integral prevista no artigo 227 da Constituição e demais legislações de proteção de menores.

Para o 1º Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Alberto Vilas Boas, que na ocasião, representou o Presidente do TJMG, Desembargador José Arthur Filho, cabe aos integrantes do Poder Público atuarem para garantir o cumprimento adequado das responsabilidades que o Brasil assumiu, ao assinar a  Convenção de Haia Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional.  

Na reunião, também foram abordados temas como os impactos da adoção; os principais problemas ocorridos no ano ou informados por meio da equipe técnica; a atualização dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em cada Autoridade Central Estadual e Distrital; além da troca de experiência entre os participantes.

Com informações Dircom TJMG

Fonte: TJDFT