Juíza do TJDFT lança livro nesta sexta-feira  sobre envelhecimento da população brasileira

Juíza do TJDFT lança livro nesta sexta-feira sobre envelhecimento da população brasileira

Juíza do TJDFT lança livro nesta sexta-feira sobre envelhecimento da população brasileira

por ACS — publicado 2024-08-09T10:00:00-03:00

Audiodescrição: Arte sobre Lançamento de Livro no Memorial. Texto “Lançamento presencial O paradoxo da idade no brasil. Organizadoras Monize Marques e Virna Figueiredo. Dia 9/8, sexta-feira, 16h, no Memorial TJDFT”. Imagem da capa do livro. Linhas em movimento de ondas na parte superior e inferior da arte. Assinatura Memorial TJDFT Desembargadora Lila Pimenta Duarte Espaço de Exposições. Clique para saber mais. O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte vai sediar, nesta sexta-feira, 9/8,  às 16h, evento de lançamento do livro “O Paradoxo da Idade no Brasil – Um país jovem que envelheceu rapidamente”. A obra tem como organizadoras a Juíza do TJDFT Monize da Silva Freitas Marques e a professora Virna de Barros Nunes Figueiredo.

Juíza Monize Marques é Juíza Auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia e Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI). 

Mestre em gerontologia e fundadora do Instituto Parentalidade Prateada (IPP), a Juíza coordenou Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação da Política Nacional de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito do Judiciário, materializada na Resolução CNJ 520/2023.

A obra

A evolução da média de idade da população brasileira é um fato comprovado em diversos estudos e pesquisas recentes. O envelhecimento da sociedade nacional levou o Instituto Parentalidade Prateada (IPP) a produzir o livro. A obra reflete a respeito de três eixos de debate sobre o tema: Fenômeno, Direito e Saúde. Produzido a múltiplas mãos, de vários lugares do Brasil, o primeiro livro do instituto aborda pontos importantes sobre o envelhecimento populacional. 

A Juíza do TJDFT fala sobre algumas implicações desta nova realidade, tratada nos escritos. “O livro aborda questões cruciais sobre o envelhecimento da população e suas implicações sociais, econômicas e educacionais. Há um importante capítulo dedicado à educação de pessoas idosas e à legislação brasileira, destacando-se a importância de se preparar a sociedade para lidar com uma população envelhecida”, afirma. 

O evento de lançamento do livro foi contemplado pelo Edital nº 8/2023, que regulamenta a seleção de exposições de arte e lançamentos de livro no Memorial TJDFT, unidade vinculada à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, presidida pelo Desembargador Roberval Belinati.

Fonte: TJDFT