Juíza do TJDFT fala sobre papel do Judiciário frente ao envelhecimento da população

Juíza do TJDFT fala sobre papel do Judiciário frente ao envelhecimento da população

Juíza do TJDFT fala sobre papel do Judiciário frente ao envelhecimento da população

por SB — publicado 2022-10-03T16:42:00-03:00

Audiodescrição: Imagem da juíza Monize Marques em entrevista ao programa Link CNJ. Mulher branca de cabelos pretos, falando na frente de uma estante de madeira.A Juíza do TJDFT e coordenadora da Central Judicial do Idoso (CJI) Monize Marques é uma das entrevistadas do  Link CNJ, da TV Justiça, que aborda o papel do Judiciário diante do envelhecimento da população brasileira. O programa foi ao ar inicialmente na quinta-feira, 29/9, e está disponível no canal do CNJ no Youtube. Clique aqui para assistir ao programa.

Segundo o IBGE, o número de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu praticamente 40% entre 2012 e 2021, passando de 22 para 31 milhões de pessoas. A magistrada explicou que a transição demográfica trouxe uma ampliação considerável do número de demandas que estão sendo levadas ao Poder Judiciário. Acrescentou que isso exige também uma nova preparação dos profissionais que fazem esse acolhimento para que o idoso não seja identificado a partir de uma visão homogênea da velhice. 

Para a magistrada, que atua na CJI há dez anos, “o principal desafio do Poder Judiciário neste momento é abrir espaços seguros de debate a respeito do envelhecimento para que a gente possa de fato identificar, nas circunstâncias sociológicas e biológicas, quais decisões judiciais poderiam favorecer o envelhecimento ativo”. 

O programa contou também com a participação da professora aposentada da UnB, Ana Maria Nogales Vasconcellos, que é demógrafa e estatística, e do vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Raphael Castelo Branco. 

CJI 

A Central Judicial do Idoso é trabalho conjunto do TJDFT, do MPDFT e da Defensoria Pública do DF. Oferece um serviço interdisciplinar destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça.  

A CJI atende pelo telefone (61)3103-7609 e pelo WhatsApp Business, no número (61)3103-7616. Clique aqui para saber mais sobre a CJI. 

O Programa Link CNJ traz notícias contextualizadas e entrevistas sobre a agenda de decisões do CNJ e dos Tribunais de todo o país.  

 Acessibilidade – Links úteis

Clique aqui para assistir ao programa
Clique aqui para saber mais sobre a Central Judicial do Idoso
Clique aqui para saber mais sobre o programa Link CNJ

Fonte: TJDFT