Juíza do TJDFT fala sobre combate à violência contra a mulher em podcast do Correio Braziliense

Juíza do TJDFT fala sobre combate à violência contra a mulher em podcast do Correio Braziliense

Juíza do TJDFT fala sobre combate à violência contra a mulher em podcast do Correio Braziliense

por ACS — publicado 2023-01-26T12:11:00-03:00

Juíza Fabriziane Zapata participa de podcast do jornal Correio BrazilienseA Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Fabriziane Zapata, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do TJDFT, concedeu entrevista ao Podcast do Correio Braziliense. A magistrada falou sobre o combate à violência contra a mulher no Distrito Federal, a atuação do NJM, dos juizados especializados do TJDFT e também da rede de apoio para o combate à violência contra a mulher. Além do podcast, que pode ser assistido no canal do jornal no YouTube, a reportagem sobre o tema foi publicada nas edições digital e impressa, com destaque na capa, do Correio Braziliense. 

De acordo com a Juíza Fabriziane Zapata, o DF tem a melhor estrutura do país e uma grande rede de apoio para o combate à violência contra a mulher. Apenas no TJDFT, “são 20 juizados especializados em violência doméstica, tem juiz para deferir, analisar a medida protetiva, requerimentos, sempre à disposição. Sem falar que a gente também sempre tem plantão judiciário, Juízes 24 horas por dia”, afirmou a magistrada. 

A magistrada abordou  o número de denúncias de violência contra a mulher, que aumentou nos últimos anos. Para ela, o aumento no número de denúncias de violência contra a mulher ocorre porque as mulheres acreditam que a estrutura de apoio do Estado vai ajudar. “Acredito que o sistema se aprimora a cada dia e que nós precisamos falar sobre o assunto, sempre educar meninas e meninos de uma forma diferente, para que a gente não continue a repetir o fenômeno da violência”, salientou Fabriziane Zapata. 

Juíza Fabriziane Zapata participa de podcast do jornal Correio BrazilienseEla falou ainda sobre casos de feminicídio, que normalmente são “antecedidos por históricos de violência, que nem sempre são levados às autoridades” sobre formas de combater este tipo de violência e sobre a necessidade de educar meninos e meninas para que as próximas gerações não reproduzam o comportamento violento.

O Podcast do Correio pode ser assistido em sua íntegra no canal do Correio Braziliense no YouTube. 

Acesse a reportagem intitulada “Juíza afirma que sistema de proteção à mulher no DF é o melhor do país”, que está disponível no site do Correio Braziliense. 

Fonte: TJDFT