Juíza do TJDFT fala em evento alusivo ao empoderamento econômico feminino
A Juíza de Direito do TJDFT Rejane Suxberger foi uma das participantes da mesa redonda intitulada “Direitos Dela! Dinheiro, poder, autonomia”, sobre empoderamento econômico feminino, realizada na manhã desta sexta-feira, 25 de novembro, pelo canal Suécia no Brasil. Clique aqui para assistir.
A mesa alusiva ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, comemorado em 25 de novembro, é realizada no contexto da exposição Her rights! Money, power, autonomy (Direitos dela! Dinheiro, poder, autonomia), organizada pelo Instituto Sueco e aberta nessa quarta-feira, 23/11, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O propósito da mesa foi discutir sobre como a igualdade econômica e a autonomia econômica das mulheres estão conectadas, dependentes e um pré-requisito para todos os outros aspectos da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres e meninas.
Em sua fala, a magistrada disse que a violência surge da incapacidade do homem de exercer o poder irrestrito sobre a mulher. “O fato dela sustentar uma casa é tomado por esse homem como uma demonstração de impotência e a situação se agrava mais ainda quando esse homem está ou é desprovido de poder e autoridade no espaço público, ou seja, na política ou no trabalho. Nesse caso, será no espaço privado, ou seja, em casa, sobre a família, que ele vai buscar esse poder e essa autoridade e aqui que qualquer ameaça à sua autoridade na família irá provocar uma forte reação permeada de violência”, frisou a Juíza.
Fonte: TJDFT