Juíza do TJDFT fala em evento alusivo ao empoderamento econômico feminino

Juíza do TJDFT fala em evento alusivo ao empoderamento econômico feminino

Juíza do TJDFT fala em evento alusivo ao empoderamento econômico feminino

por ACS — publicado 2022-11-25T15:45:00-03:00

Audiodescrição: Imagem da tela de exibição da mesa redonda virtual. Mostra a juíza, mulher branca, cabelos lisos e claros, usando óculos e brincos, e uma camisa listrada. A Juíza de Direito do TJDFT Rejane Suxberger foi uma das participantes da mesa redonda intitulada “Direitos Dela! Dinheiro, poder, autonomia”, sobre empoderamento econômico feminino, realizada na manhã desta sexta-feira, 25 de novembro, pelo canal Suécia no Brasil. Clique aqui para assistir.

A mesa alusiva ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, comemorado em 25 de novembro, é realizada no contexto da exposição Her rights! Money, power, autonomy  (Direitos dela! Dinheiro, poder, autonomia), organizada pelo Instituto Sueco e aberta nessa quarta-feira, 23/11, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O propósito da mesa foi discutir sobre como a igualdade econômica e a autonomia econômica das mulheres estão conectadas, dependentes e um pré-requisito para todos os outros aspectos da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres e meninas. 

Em sua fala, a magistrada disse que a violência surge da incapacidade do homem de exercer o poder irrestrito sobre a mulher. “O fato dela sustentar uma casa é tomado por esse homem como uma demonstração de impotência e a situação se agrava mais ainda quando esse homem está ou é desprovido de poder e autoridade no espaço público, ou seja, na política ou no trabalho. Nesse caso, será no espaço privado, ou seja, em casa, sobre a família, que ele vai buscar esse poder e essa autoridade e aqui que qualquer ameaça à sua autoridade na família irá provocar uma forte reação permeada de violência”, frisou a Juíza.

Fonte: TJDFT