Juíza do TJDFT fala ao Correio Braziliense sobre aumento de medidas protetivas no DF

Juíza do TJDFT fala ao Correio Braziliense sobre aumento de medidas protetivas no DF

Juíza do TJDFT fala ao Correio Braziliense sobre aumento de medidas protetivas no DF

por ACS — publicado 2024-03-11T12:24:31-03:00

Título da matéria do Correio. Está escrito: DF dobra o número de medidas protetivas à mulher em 5 anosA Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Rejane Suxberger, titular da 5ª Vara de Entorpecentes do DF, concedeu entrevista ao Correio Braziliense e falou sobre o aumento de medidas protetivas concedidas às mulheres do Distrito Federal nos últimos anos. A matéria faz parte de uma série de reportagens sobre o assunto e, nesta publicação, ouviu homens que foram partes em processos de concessão de medidas protetivas de urgência.

Segundo a magistrada, o aumento na procura por esse recurso judicial pode ser interpretado de formas distintas, e que ele é significativo de duas formas.

“Representa um avanço no sistema de proteção às mulheres, mostrando que mais vítimas estão sendo alcançadas e que há uma resposta institucional às suas necessidades de segurança. Contudo, também serve como um alerta para a necessidade urgente de fortalecer políticas públicas de prevenção à violência contra mulheres, de promover a educação para a igualdade de gênero, e de implementar estratégias que visem não apenas a reação aos casos de violência, mas também a sua prevenção”, ressaltou.

Além disso, a Juíza Rejane Suxberger esclareceu pontos acerca de quem pode ser considerado agressor nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, quando procurar o Poder Judiciário em busca de proteção, a importância do depoimento da vítima, dentre outros assuntos.

Acesse a íntegra na reportagem no site do Correio Braziliense.

Fonte: TJDFT