Juíza do TJDFT fala ao CB. Poder sobre paridade de gênero no Poder Judiciário

Juíza do TJDFT fala ao CB. Poder sobre paridade de gênero no Poder Judiciário

Juíza do TJDFT fala ao CB. Poder sobre paridade de gênero no Poder Judiciário

por ACS — publicado 2024-03-05T14:01:52-03:00

Juíza Ana Cláudia Loiola sendo entrevistada sentada em uma mesa branca redondaA Juíza Ana Cláudia Loiola, titular da 1ª Vara Criminal de Brasília do TJDFT, concedeu entrevista ao CB.Poder sobre paridade de gênero no Poder Judiciário e o aumento da presença feminina nos tribunais brasileiros. A entrevista está disponível no site do Correio Braziliense. 

A magistrada  afirmou que faz parte do movimento que congrega Juízas e Juízes  de diversas esferas do Poder Judiciário brasileiro com o objetivo de trazer uma maior igualdade numérica de homens e mulheres na estrutura do Poder Judiciário, principalmente no que diz respeito ao acesso à 2ª instância e aos cargos de direção junto às estruturas dos órgãos de administração dos tribunais. 

Sobre o assunto, mais especificamente o olhar machista dos homens para com as mulheres que ocupam posições de destaque, Ana Cláudia Loiola  afirmou que isso reflete na forma como o trabalho diário é desenvolvido. 

“É necessário adotar determinadas posturas para mostrar que nós não somos sentimentais, emotivas. Isso faz com que tenhamos posturas mais duras, mais agressivas para firmar nesse mundo muito masculino. As mulheres estão fora do radar para serem chamadas para as comissões. Então, é necessária uma intervenção dos órgãos, para que possam regular a fim de proporcionar vagas para as mulheres, pelo menos nesse momento, até a firmação com o número suficiente para a nossa efetiva participação”, disse. 

Você encontra a íntegra da entrevista no site do Correio Braziliense.

Fonte: TJDFT