Juíza da VEP apresenta Complexo da Papuda para Escola Nacional da Magistratura da França
A Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, recebeu a Assessora Jurídica Victoria de Tolledo e as estagiárias Miriam Gonzalez e Clarisse Bleret, da Escola Nacional da Magistratura da França. O encontro, ocorrido nessa segunda-feira, 19/2, integra o Programa de Estágio de Magistrados Franceses que tem em sua programação visitas a presídios brasileiros.
Em 2024, o programa francês tem como foco o tema violência intrafamiliar e o objetivo de conhecer o funcionamento de instituições de Justiça no Brasil. Periodicamente, incluem na programação visitas em presídios do DF.
Durante a reunião em seu gabinete, a Juíza Leila abordou a aplicação da Lei de Execução Penal Brasileira, o funcionamento do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e os programas de ressocialização envolvendo apenados condenados por crimes no contexto de violência intrafamiliar, além do tramite para a realização do exame criminológico.
As representantes francesas também visitaram o sistema prisional acompanhadas pela Juíza Leila Cury e sua assessora Vanessa Alves Monteiro. O Diretor do Centro de Detenção Provisória II, Thiago Sousa; o Secretário de Estado da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF), Wenderson Souza e Teles; o Chefe de Gabinete, Elton Fontele de Lima, e policiais penais receberam as visitantes.
Na ocasião, foram apresentados os programas de acompanhamento às pessoas presas pelo cometimento de crimes no contexto de violência doméstica executados pela SEAPE, com a participação da psicóloga integrante da equipe de saúde local. Também foram apresentadas as alas de confinamento do complexo prisional. A visita contou com o apoio dos Policiais Judiciais do TJDFT no traslado entre a VEP e o Complexo Penitenciário da Papuda.
Fonte: TJDFT