Juíza da VEP apresenta Complexo da Papuda para Escola Nacional da Magistratura da França

Juíza da VEP apresenta Complexo da Papuda para Escola Nacional da Magistratura da França

Juíza da VEP apresenta Complexo da Papuda para Escola Nacional da Magistratura da França

por ACS — publicado 2024-02-20T16:35:00-03:00

Foto da Visita da Escola Nacional da Magistratura da França à VEPA Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, recebeu a Assessora Jurídica Victoria de Tolledo e as estagiárias Miriam Gonzalez e Clarisse Bleret, da Escola Nacional da Magistratura da França. O encontro, ocorrido nessa segunda-feira, 19/2, integra o Programa de Estágio de Magistrados Franceses que tem em sua programação visitas a presídios brasileiros.

Em 2024, o programa francês tem como foco o tema violência intrafamiliar e o objetivo de conhecer o funcionamento de instituições de Justiça no Brasil. Periodicamente, incluem na programação visitas em presídios do DF. 

Durante a reunião em seu gabinete, a Juíza Leila abordou a aplicação da Lei de Execução Penal Brasileira, o funcionamento do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e os programas de ressocialização envolvendo apenados condenados por crimes no contexto de violência intrafamiliar, além do tramite para a realização do exame criminológico.

As representantes francesas também visitaram o sistema prisional acompanhadas pela Juíza Leila Cury e sua assessora Vanessa Alves Monteiro. O Diretor do Centro de Detenção Provisória II, Thiago Sousa; o Secretário de Estado da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF), Wenderson Souza e Teles; o Chefe de Gabinete, Elton Fontele de Lima, e policiais penais receberam as visitantes.

Na ocasião, foram apresentados os programas de acompanhamento às pessoas presas pelo cometimento de crimes no contexto de violência doméstica executados pela SEAPE, com a participação da psicóloga integrante da equipe de saúde local. Também foram apresentadas as alas de confinamento do complexo prisional. A visita contou com o apoio dos Policiais Judiciais do TJDFT no traslado entre a VEP e o Complexo Penitenciário da Papuda.

Fonte: TJDFT