Juiz e servidora do TJDFT falam sobre o Balcão Virtual na TV Justiça

Juiz e servidora do TJDFT falam sobre o Balcão Virtual na TV Justiça

Juiz e servidora do TJDFT falam sobre o Balcão Virtual na TV Justiça

por ACS — publicado 2023-02-14T13:15:50-03:00

Juiz Caio BrucoliMatéria jornalística veiculada pelo Jornal da Justiça, da TV Justiça, destacou o Balcão Virtual do TJDFT, sua comodidade e segurança, nos mais de 350 mil atendimentos realizados até o final de 2022. Na  reportagem, o Juiz Auxiliar da Presidência Caio Brucoli e a servidora Mariana Bicalho, do Laboratório de Inovação Aurora, falaram sobre os benefícios da ferramenta.  

O Balcão Virtual foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no início de 2021, em plena pandemia de coronavírus, com os fóruns fechados ao público e devido à necessidade de isolamento social. O atendimento acontece em tempo real, como no balcão físico, porém, por meio de vídeo e áudio.  

O Balcão Virtual funciona como o balcão físico, mas o interessado não perde tempo com deslocamento até o fórum. “As partes vêm, principalmente, pedir informações sobre andamentos de processos; querem informações sobre um processo que tenha contra ela ou que ela faça parte, porque receberam algum documento do Oficial de Justiça e tem dúvida sobre esse processo”, afirma o Juiz Auxiliar da Presidência Caio Brucoli sobre os principais atendimentos realizados pela ferramenta. Segundo o magistrado, “99% dos nossos atendimentos são feitos através do balcão virtual, pela comodidade e pela segurança que traz o atendimento”, explica. 

Servidora Mariana BicalhoA reportagem destacou que a ferramenta ajuda o cidadão que recebe um documento em casa e descobre que é parte de um processo, mas não sabe onde ele está tramitando. “Neste caso, basta ele acessar o sistema do balcão virtual e clicar na opção ‘Preciso de ajuda para localizar o meu processo’, então ele será levado a uma página em que haverá opções de localidades onde o processo dele possa estar, caso ele detenha essa informação ou, se nem essa informação ele possuir, mesmo assim será garantido a ele o atendimento”, afirma a servidora do TJDFT Mariana Bicalho, do Laboratório de Inovação Aurora.   

A servidora falou, ainda, sobre o crescimento do número de acessos à ferramenta e da aceitação de advogados(as) e cidadãos(ãs). “A gente verifica uma tendência de crescimento nas notas das quatro dimensões que são avaliadas, que são a localização do balcão virtual no site do TJDFT; a facilidade de uso da ferramenta de videoconferência; a qualidade do atendimento prestado; e a satisfação geral com o balcão virtual”, conclui.  

Clique aqui para assistir à reportagem, disponível no canal da TV Justiça no YouTube. 

Para acessar o Balcão Virtual do TJDFT, basta acessar o ícone, que está disponível na página inicial do site do Tribunal na internet ou clicar aqui. 

Ícone Balcão Virtual

Fonte: TJDFT