Juiz do TJDFT publica artigo sobre diversidade racial no Judiciário

Juiz do TJDFT publica artigo sobre diversidade racial no Judiciário

Juiz do TJDFT publica artigo sobre diversidade racial no Judiciário

por ACS — publicado 2024-07-25T11:52:16-03:00

DrFabio.jpgO Juiz do TJDFT Fábio Esteves teve artigo de sua autoria publicado na coluna JURIS, do site de notícias Metrópoles. Intitulado “Por que a diversidade racial é importante para o Judiciário?”, o texto do magistrado aborda as discussões que vêm sendo travadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a adoção de um protocolo para julgamento com perspectiva racial.

O autor fala da busca de empresas e instituições públicas pela compreensão da diversidade “como um ativo” que se expressa na qualidade dos resultados perseguidos. “No âmbito do Poder Judiciário, a qualidade da jurisdição não deve estar atrelada apenas com sentenças proferidas tempestivamente e bem fundamentadas. A resolução dos conflitos sociais demanda para além de um devido processo legal constituído por conjunto de requisitos ritualísticos”, afirma o autor.

O magistrado apresenta números que comprovam a baixa representatividade de magistrados negros. “O Conselho Nacional de Justiça está discutindo a adoção de um protocolo para julgamento com perspectiva racial. Medida de enorme valia, mas não de igual impacto quanto ao da pluralidade racial de julgadores e julgadoras”, explica.

O artigo do magistrado pode ser lido no site Metrópoles. Acesse aqui.

O autor

Juiz Fábio Esteves é titular da Vara Criminal e Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante e, atualmente, exerce o cargo de Juiz Instrutor do Gabinete do Ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e cursa doutorado em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: TJDFT