Juiz do TJDFT publica artigo em revista internacional sobre justiça digital nas comunidades amazônicas

Juiz do TJDFT publica artigo em revista internacional sobre justiça digital nas comunidades amazônicas

Juiz do TJDFT publica artigo em revista internacional sobre justiça digital nas comunidades amazônicas

por ACS — publicado 2024-02-15T18:52:00-03:00

O Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Fabrício Castagna Lunardi, publicou o artigo “Digital Access to Judicial Services in the Brazilian Amazon: Barriers and Potential”, na Revista Social Sciences, uma das revistas internacionais mais tradicionais e renomadas na área. A publicação contou com a coautoria de Beatriz Fruet de Moraes, Juíza do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e Juíza Auxiliar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e de Pedro Correia, Professor da Universidade de Coimbra/Portugal. 

O artigo traz pesquisa empírica, realizada no meio da Amazônia brasileira, em localidades de difícil acesso, que estão a mais de 12 horas de barco de centros urbanos. Foram entrevistados moradores das comunidades ribeirinhas Itapéua e Boca do Una, situadas ao longo do Rio Jaurucu, no município de Porto de Moz (PA). A pesquisa buscou identificar as barreiras geográficas e as possibilidades da Justiça Digital, em termos de governança digital e acesso à Justiça. 

Após o estudo de campo, os autores perceberam que há cinco dimensões-chave para analisar a governança digital e acesso à justiça nas comunidades amazônicas: 1) a experiência prévia das pessoas com Justiça; 2) o grau de acesso à informação; 3) as barreiras geográficas; 4) a facilidade que as pessoas têm (ou não) de utilizar a tecnologia; e 5) os recursos e infraestruturas de apoio à utilização da tecnologia. 

O trabalho conclui que existem evidências consistentes de que a governança digital e a utilização da tecnologia pelo sistema Judiciário, adaptadas às nuances regionais, podem contribuir significativamente para facilitar o acesso aos serviços judiciais. Para acessar o artigo, clique aqui. 

O autor

Fabrício Castagna Lunardi, além de Juiz do TJDFT, é Coordenador do Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também é Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Desempenho e Efetividade no Judiciário (GEJUD-ENFAM) e Coordenador-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT.

Fonte: TJDFT