Juiz do TJDFT participa de programa na TV Justiça sobre uso de inteligência artificial no Judiciário
O Juiz do TJDFT Weiss Weber Cavalcante participou, no dia 15 de maio, do Link CNJ, da TV Justiça. No programa, o magistrado falou sobre a experiência do TJDFT com o uso da automação e da inteligência artificial na 1ª Vara de Execução Fiscal do DF.
O Juiz explicou que, em 2019, o acervo da vara era superior a 300 mil processos e o grande desafio era converter os autos do meio físico para o digital. A migração era feita manualmente, o que tornava o trabalho “penoso” para a equipe. “A gente verificou que se continuássemos nesse ritmo, nós iriamos demorar quase 4 anos para concluir esse processo, o que traria grandes prejuízos para as partes”, relatou.
Diante do desafio, o magistrado procurou a equipe de tecnologia do Tribunal e propôs o desenvolvimento de uma ferramenta para agilizar o processo. Assim, surgiu o Hórus, que basicamente trabalha com automação e inteligência artificial. Com isso, o procedimento de inclusão dos documentos no sistema PJe, que demoraria 4 anos para ser feito, foi concluído em 5 meses.
O magistrado concluiu destacando que a migração foi realizada com 92% de precisão. “Muitos erros que ocorriam quando isso era feito manualmente foram superados por conta do desenvolvimento da ferramenta. Isso trouxe para nós um ganho muito significativo e principalmente para o jurisdicionado que passou a poder movimentar os autos do processo de forma eletrônica”.
Fonte: TJDFT