Juiz do TJDFT integra comitiva que acompanhou Exame Nacional da Magistratura
Neste domingo, 20/10, o Juiz Auxiliar da 1º Vice-Presidência do TJDFT, Luis Martius Junior, integrou comitiva composta por membros da Comissão Organizadora do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que acompanhou a realização do Enam, na cidade de Brasília/DF.
A comitiva visitou o UniCeub, local onde o Enam foi aplicado. O grupo foi composto, além do magistrado do TJDFT, pela Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Kátia Balbino; pelo Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Caio Marinho; pelo Secretário-Geral da Enfam, Juiz Ilan Presser; e pela Coordenadora de Concursos e Exames da FGV, Gabriela Matsutani.
A prova foi aplicada em todas as capitais brasileiras e é pré-requisito para bacharéis em Direito prestarem concursos públicos para ingresso na carreira de Juiz. De 33.147 pessoas cadastradas em todo o Brasil, 23.325 estiveram presentes, o que totaliza uma abstenção de 30%.
O Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ministro Benedito Gonçalves, acompanhou a realização do exame em uma estrutura instalada na sede da Escola, com monitoramento dos locais de prova em tempo real. “Sem ofender o pacto federativo, os tribunais de justiça federais e regionais podem economizar com concursos, já que os vocacionados serão selecionados com o exame, e deixar o provão para a Enfam, como já está acontecendo”, destacou.
O certame foi organizado pela Enfam e teve como banca examinadora a FGV Conhecimento.
Sobre o Enam
O Enam foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a aprovação é pré-requisito para bacharéis em Direito participarem de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, do trabalho, militares e dos estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
A habilitação visa democratizar o acesso à carreira da magistratura e torná-la mais diversa e representativa. Além disso, procura valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.
Resultados
A divulgação do gabarito preliminar da prova está prevista para esta terça-feira, 22/10. O prazo para interposição de recursos será das 16h do dia 23/10 às 16h do dia 24/10, no horário de Brasília. O gabarito definitivo e a relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no dia 19/11.
Com informações da Enfam
Foto: Paula Carrubba/Enfam
Fonte: TJDFT