Juiz do TJDFT integra comitiva que acompanhou Exame Nacional da Magistratura

Juiz do TJDFT integra comitiva que acompanhou Exame Nacional da Magistratura

Juiz do TJDFT integra comitiva que acompanhou Exame Nacional da Magistratura

por ACS — publicado 2024-10-21T15:50:53-03:00

content (2).webpNeste domingo, 20/10, o Juiz Auxiliar da 1º Vice-Presidência do TJDFT,  Luis Martius Junior, integrou comitiva composta por membros da Comissão Organizadora do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que acompanhou a realização do Enam, na cidade de Brasília/DF.

A comitiva visitou o UniCeub, local onde o Enam foi aplicado. O grupo foi composto, além do magistrado do TJDFT, pela Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Kátia Balbino; pelo Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Caio Marinho; pelo Secretário-Geral da Enfam, Juiz Ilan Presser; e pela Coordenadora de Concursos e Exames da FGV, Gabriela Matsutani.

A prova foi aplicada em todas as capitais brasileiras e é pré-requisito para bacharéis em Direito prestarem concursos públicos para ingresso na carreira de Juiz. De 33.147 pessoas cadastradas em todo o Brasil, 23.325 estiveram presentes, o que totaliza uma abstenção de 30%.

content (3).webpO Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ministro Benedito Gonçalves, acompanhou a realização do exame em uma estrutura instalada na sede da Escola, com monitoramento dos locais de prova em tempo real. “Sem ofender o pacto federativo, os tribunais de justiça federais e regionais podem economizar com concursos, já que os vocacionados serão selecionados com o exame, e deixar o provão para a Enfam, como já está acontecendo”, destacou.

O certame foi organizado pela Enfam e teve como banca examinadora a FGV Conhecimento.

Sobre o Enam

O Enam foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a aprovação é pré-requisito para bacharéis em Direito participarem de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, do trabalho, militares e dos estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

A habilitação visa democratizar o acesso à carreira da magistratura e torná-la mais diversa e representativa. Além disso, procura valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.

Resultados

A divulgação do gabarito preliminar da prova está prevista para esta terça-feira, 22/10. O prazo para interposição de recursos será das 16h do dia 23/10 às 16h do dia 24/10, no horário de Brasília. O gabarito definitivo e a relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no dia 19/11.

Com informações da Enfam

Foto: Paula Carrubba/Enfam

Fonte: TJDFT