Juiz da 1ª VIJ/DF fala sobre entrega voluntária de bebês para adoção em entrevista

Juiz da 1ª VIJ/DF fala sobre entrega voluntária de bebês para adoção em entrevista

Juiz da 1ª VIJ/DF fala sobre entrega voluntária de bebês para adoção em entrevista

por NC — publicado 2024-02-28T14:00:00-03:00

Juiz Redivaldo Dias Barbosa usando terno cinza, camisa branca e gravata vinho, em entrevista no estúdio da TVN Brasil.O Juiz Redivaldo Dias Barbosa, substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ), foi entrevistado ao vivo pela TVN Brasil, na última sexta-feira, 23/2, para falar de adoção e entrega voluntária de bebês à Justiça Infantojuvenil.

Durante o programa Olho no Olho, o magistrado explicou que a entrega voluntária em adoção é uma alternativa legal para mães que não desejam ou não têm condições de exercer o papel da maternidade e lembrou o direito de desistência dessa entrega no prazo da lei.

Segundo Barbosa, a entrega de bebê por meio da Justiça Infantojuvenil evita práticas de abandono, aborto, infanticídio, tráfico humano, esquemas irregulares de adoção, entre outras ações que colocam genitora e criança em situações de risco e violação de direitos. “Quando há a intermediação da Justiça, toda uma investigação social é feita antes pelo Estado para que se previnam essas situações, porque não é incomum, por exemplo, ter crianças em tenra idade sendo exploradas sexualmente”, alertou o juiz.

Barbosa destacou que nenhuma genitora deve ser julgada ou constrangida pela intenção de entregar um filho para adoção à Justiça e que ela tem, ainda, a garantia do sigilo do processo de entrega, bem como o direito a atendimento psicológico e social pelo Estado.

Conforme o magistrado, às vezes, o que falta à mãe é apoio familiar ou financeiro para que possa ficar com a criança. “Por isso, sempre o Estado deve estar informado, pois a prioridade é que a criança cresça e se desenvolva no seio da sua família biológica. Só em casos excepcionais a criança pode ser colocada em família substituta”, explicou.

O programa completo está disponível no canal da emissora no YouTube. A entrevista com o Juiz Redivaldo Dias Barbosa começa em 34min30.

Fonte: TJDFT