História Oral: disponível entrevista do Desembargador Rômulo de Araújo Mendes
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou, no canal oficial do YouTube, entrevista do Desembargador Rômulo de Araújo Mendes, para o programa História Oral, conduzido pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati.
O Desembargador Rômulo de Araújo Mendes é natural de Patrocínio/MG e se formou em Direito em 1986, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também fez o curso de especialização em Direito Processual Civil, que foi concluído em 1988.
Nas décadas de 1980 e 1990, o Desembargador atuou como advogado em Uberlândia, Belo Horizonte e proximidades. Foi Procurador do Estado de Minas Gerais de 1992 a 1993 e ingressou na magistratura do Distrito Federal e dos Territórios em 1993, ano em que concluiu o mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Tomou posse no cargo de Desembargador do TJDFT em 2017.
Quanto à escolha da carreira de Juiz, revelou que escolheu o curso de Direito com a intenção de ser diplomata, entretanto, apaixonou-se pela área jurídica no primeiro semestre. Assim, afirmou que sua grande vocação é a judicatura, “faço isso com amor e confesso que vou ter dificuldades quando me aposentar”.
Durante a entrevista, o magistrado lembrou sua passagem pela 6ª Vara de Família de Brasília: “senti que lá a gente tem condição de fazer diferença na vida das pessoas. Eu ajudava as pessoas a se compreenderem”. Quando indagado sobre seus planos para o futuro e aposentadoria, respondeu que tem a intenção de fazer os cursos de História ou História da Arte, pois “temos que conhecer o que foi o Holocausto e o nazismo para não deixar que aconteçam de novo”.
Acesse a íntegra da entrevista do Desembargador Rômulo de Araújo Mendes para o História Oral.
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do Tribunal desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje. O objetivo é manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa História Oral e saiba mais sobre a história da Justiça do DF. Você também pode assistir a playlist do programa no YouTube.
Fonte: TJDFT