História Oral: Desembargador Sérgio Rocha fala sobre trajetória profissional e história de vida
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou nesta sexta-feira, 17/1, em seu canal oficial no YouTube, a entrevista do Desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha para o programa História Oral. O 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, é o apresentador do programa, que é dedicado a entrevistar personalidades marcantes da Justiça do DF e dos Territórios.
O Desembargador Sérgio Rocha nasceu em Apucarana/PR e se formou pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC) em 1984. Após longa experiência como advogado, foi aprovado no concurso para Juiz Substituto no TJDFT em 1989, entretanto, foi eliminado posteriormente por um equívoco da banca organizadora. Depois, foi aprovado em concurso para a magistratura da Justiça do Estado do Tocantins, onde foi “muito feliz naquela terra maravilhosa”. O Desembargador lembra que viajava como piloto de ultraleve entre as comarcas da região.
Em 1998, conseguiu reverter na Justiça sua eliminação no concurso para o TJDFT e foi nomeado Juiz do Tribunal. Em 2008, tomou posse como Desembargador do TJDFT e, no biênio 2022-2024, exerceu o cargo de 2º Vice-Presidente da Corte. Foi também professor de Direito Processual Civil em várias instituições de ensino no DF. Atualmente, é Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Ao longo de sua entrevista, convidado a fazer uma reflexão sobre o trabalho de julgar, declarou que se deve “tratar cada caso com muito envolvimento pessoal, emocional, jurídico, e não só com técnica, que sozinha pode levar a injustiças gritantes”.
Ao final da entrevista, o magistrado deixou mensagem para seus cinco filhos: “abram o coração e façam tudo que quiserem fazer, desde que não haja nenhum prejuízo ao próximo. Realizem o sonho de vocês”, disse.
Assista aqui a entrevista completa.
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do Tribunal desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje. O objetivo é manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa História Oral e saiba mais sobre a história da Justiça do DF. Você também pode assistir a uma playlist do programa no YouTube.
Fonte: TJDFT