História Oral: Desembargador Jesuíno Rissato fala sobre honra de representar o Tribunal no STJ
O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, entrevistou o Desembargador Jesuíno Rissato nesta sexta-feira, 18/10, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. A conversa irá compor mais um episódio do programa História Oral, que será disponibilizada em breve no canal do TJDFT no YouTube.
O Desembargador Rissato cumprimentou o 1º Vice-Presidente pelo trabalho realizado com o programa História Oral. “A alma do TJDFT são as pessoas. São os magistrados e servidores que constroem a história do Tribunal e este trabalho de registro feito pelo programa é excepcional”, disse.
Já o Desembargador Roberval Belinati iniciou a entrevista parabenizando o Desembargador Rissato pela forma brilhante e honrosa como o magistrado representou o TJDFT no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2021, durante convocação para substituir o Ministro Felix Fischer, em que integrou a Terceira Seção e atuou na Quinta e na Sexta Turma, especializadas em matéria penal. “Vossa excelência é um orgulho para o TJDFT. Foi convocado para o STJ e honrou a toga em todos os momentos”, destacou o 1º Vice-Presidente.
A entrevista abordou aspectos da história pessoal do Desembargador Rissato, o início da vida no interior do Paraná, onde cresceu na lavoura de café da família. Único de 11 irmãos que seguir carreira jurídica, o magistrado falou sobre sua carreira acadêmica, período em que foi Promotor de Justiça em Rondônia, a magistratura no TJDFT e a experiência como Ministro do STJ.
O Desembargador aproveitou a oportunidade da gravação para registrar sua homenagem e agradecimento à esposa pelo companheirismo de toda a vida. “Se não fosse ela, eu não teria chegado onde cheguei”, afirmou.
Estiveram presentes nos bastidores da gravação a Secretária de Gestão da Informação e do Conhecimento, Gabriela de Angelis Penaloza Mendes, o assessor da 1ª Vice-Presidência do TJDFT Jovaldo dos Santos, Lorena Travaglia, da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (COAMI), e o gestor substituto do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI), Guilherme Guth de Paiva.
Programa “História Oral”
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Fonte: TJDFT