Grupo de Escoteiro faz visita e conhece história do TJDFT
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abriu as portas, no último sábado (13/4), para um grupo de 50 crianças e adolescentes do Grupo Escoteiro Gavião Real – 36º DF – Lago Norte. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre a história e o funcionamento da Casa.
Os escoteiros visitaram o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, o Plenário do Tribunal e a 17ª Vara Cível de Brasília. Eles foram guiados pelo Juiz Auxiliar da Presidência Caio Brucoli, pelo Coordenador de Custódia e Preservação da Memória Institucional, Joberth Vieira, pela supervisora do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI), Aline Arruda, e pelo supervisor substituto do NUAMI, Guilherme Guth.
“O objetivo dessa visita guiada é sensibilizá-los quanto a importância do Tribunal como instituição com função social relevante. Assim como aproximar as crianças do Tribunal, por meio de histórias e objetos que são apresentados na visita guiada de forma interessante, lúdica e com linguagem simples e acessível”, explicou Aline Arruda.
Atentos, os escoteiros ouviram as explicações dadas pelo supervisor substituto do NUAMI. Além de saber mais sobre a atuação do Tribunal e a função social da Casa, eles puderam ver de perto parte do acervo artístico do memorial e conhecer um pouco sobre os processos históricos.
Visitas Guiadas
O Memorial TJDFT está aberto a visitas individuais e em grupos. O agendamento das visitas em grupo pode ser feito pelo e-mail: memoria@tjdft.jus.br.
Inaugurado durante as comemorações dos 50 anos do Tribunal, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Duarte abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário da capital federal. O espaço funciona no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
A visita e o bate-papo são realizados pelos servidores do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI), vinculado à Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (COAMI), à Secretaria da Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) e à Primeira Vice-Presidência (PVP).
Fonte: TJDFT