Fórum do Itapoã ganha Núcleo de Assistência Jurídica da Defensoria Pública
Os moradores da região administrativa do Itapoã ganharam mais um espaço para que possam buscar atendimento jurisdicional. Foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira, 29/06, o Núcleo de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do DF. O espaço, que conta com três salas de atendimento, funciona no prédio do Fórum do Itapoã.
Durante a inauguração, o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, destacou que a Defensoria Pública é essencial para garantir que os mais necessitados tenham acesso à Justiça. “O acesso à Justiça é um direito que precisa ser assegurado e aqui a Defensoria Pública ajuda a assegurar esse direito, que é um direito de igualdade, de todos poderem ter acesso a uma assistência judicial”, disse.
O Defensor Público Geral do DF, Celestino Chupel, lembrou que o Itapoã possui cerca de 70 mil moradores, a maioria carente. Para o Governador Ibaneis Rocha, o Núcleo de Assistência Jurídica irá garantir a essas pessoas o acesso à Justiça. “Esse será um local de atendimento de muitas famílias carentes, que precisam ter acesso à Justiça. A Defensoria é um dos órgãos que mais importa para esse acesso”, registrou.
Fórum do Itapoã
O Fórum do Itapoã foi inaugurado em março de 2020. O local possui três unidades judiciais: uma Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões; uma Vara Criminal e um Juizado Especial Cível e Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
A diretora do Fórum, Juíza Luciana Yuki, destacou que, com a instalação do Núcleo da Defensoria, o fórum passa a reunir os atores do sistema de Justiça, facilitando o acesso da população aos serviços jurisdicionais. “Estamos criando a identidade e a referência para a população do Itapoã, que antes precisava se deslocar ao Paranoá para atender suas demandas”, destacou.
Crédito fotos: Alex Ferreira
Fonte: TJDFT