FEST 2022: Presidente do TJDFT ressalta desafio de estabelecer papel das pessoas na era digital

FEST 2022: Presidente do TJDFT ressalta desafio de estabelecer papel das pessoas na era digital

FEST 2022: Presidente do TJDFT ressalta desafio de estabelecer papel das pessoas na era digital

por MLC — publicado 2022-10-18T12:04:00-03:00

FEST 2022 - Abertura Presidente TJDFT.jpgO Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou da abertura do Festival de Saúde Total (FEST)  2022. Na solenidade, que ocorreu no fim da tarde dessa segunda-feira, 17/10, o magistrado ressaltou o desafio de estabelecer o papel das pessoas na era digital. “Precisamos preparar uma nova força de trabalho que lide e interaja com segurança e tranquilidade com as inovações tecnológicas (…) que trará competências orientadas ao futuro”, disse. Confira a palestra no Canal do YouTube do TJDFT.

FEST 2022 - Abertura Des Camanho.jpegO Desembargador Arnoldo Camanho, Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT (EjuDFT), deu as boas-vindas e frisou o compromisso do Tribunal em apoiar o FEST 2022 e outras ações voltadas ao servidor e ao jurisdicionado. “O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”, afirmou o Desembargador ao citar  a frase de Peter Sengue e recomendou a todos aproveitarem as oportunidades de aprendizados oferecidas pelo TJDFT.

A palestra inaugural do Festival de Saúde Total, “O protagonismo das pessoas no contexto da era digital”, mesmo tema do evento preparado para 2022, foi ministrada por Antônio Isidro e contou com cerca de 400 visualizações. O palestrante é Coordenador do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da UnB; Doutor Adjunto e Pesquisador no Departamento de Administração e com formação em Administração e Psicologia.

FEST 2022 - Abertura Palestrante.jpegIsidro trouxe como reflexão inicial a frase de Paul Gilbert, professor de Matemática da Universidade Gregoriana de Roma: “nosso tempo, fascinado pela ciência e entusiasmado com a técnica já não tem a paciência de ser e sim a impaciência de ter; procura apagar as diferenças entre os seres humanos e eliminar os que não se conformam com a uniformização”.

A apresentação abordou como ser, como viver e como trabalhar no mundo digital. “O fato de estarmos no mundo mais virtualizado não significa  que estamos mais próximos da nossa essência”, destacou o palestrante. E acrescentou: ”estamos em busca de algo mais profundo, novas formas de protagonismo”.

Em sua fala, pontuou o crescente número de filósofos com inúmeros seguidores buscando sua melhor versão e pessoas bem-sucedidas profissionalmente buscando outras formas de trabalho que tenha mais integração com sua essência. “Estamos buscando, desejando, precisando nos reconectar com aspectos da nossa essência” ressaltou Antônio.

FEST 2022 - Abertura perguntas.jpegNa ocasião, o palestrante citou  o filme “O menino que inventou o vento”. Para Isidro, é preciso causar impacto, transbordar valor como o menino fez no filme. ”Ele gera valor através da tecnologia e transforma a vida das pessoas”. Ressaltou também  que a inovação no Judiciário tem causado impacto e transbordando valor. Exemplificou ações do TJDFT nesse sentido como: o uso de linguagem simples e o acesso à Justiça por meio do Balcão Virtual. Por fim, respondeu perguntas mediadas por Marcella Bittencourt, Coordenadora de Planejamento e Promoção da Saúde do TJDFT, e recomendou a aprendizagem continua.

Prestigiaram a palestra de abertura do FEST 2022: Desembargador Angelo Passareli, 1º Vice-Presidente do TJDFT; Desembargador J. J. Costa Carvalho,  Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; Desembargadora Simone Lucindo, membro suplente do Comitê Local de Atenção Integral à Saúde do TJDFT; Luis Martius  Júnior  e Caio Brucoli, Juízes Auxiliares  da Presidência do TJDFT; Marília Garcia Guedes,  Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT; Gilmar Tadeu Soriano ,Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT; Clarissa Menezes Masili, Juíza Auxiliar da Corregedoria do TJDFT; e o doutor Tomaz de Aquino Vasco da Silva, Coordenador de Serviços Médicos do TJDFT.

CONFIRA AS PALESTRAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FEST 2022!

FEST 2022

No dia 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público e, para comemorar a data, o TJDFT promove o tradicional Festival de Saúde Total (FEST), com o tema “O protagonismo das pessoas no contexto da era digital”. Na edição de 2022, o Tribunal disponibilizou palestras para o público em geral. Para o público interno do Tribunal, o FEST irá abordar temas variados e atuais como: autoestima feminina, odontologia infantil, câncer de mama no mês dedicado à prevenção com a Campanha do Outubro Rosa, relacionamentos nas redes sociais, entre outros. O Festival de Saúde, realizado pelo Tribunal desde 2000, é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Promoção de Saúde (COPLAS) com apoio da Escola Judiciária do TJDFT.  

Fonte: TJDFT