Ferramenta sobre consulta do “significado” dos andamentos processuais repercute na mídia
Matéria publicada no site do TJDFT, nessa segunda-feira, 26 de setembro, sobre a ferramenta que permite a consulta do “significado” dos andamentos processuais, repercutiu em diversos sites e veículos de comunicação nesta semana. O serviço, que auxilia pessoas pouco familiarizadas com o mundo jurídico, foi destaque em reportagens publicadas nos sites do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, do portal Metrópoles, do Consultor Jurídico – Conjur, entre outros.
Sobre a ferramenta
Desenvolvida pela Ouvidoria do TJDFT, em parceria com a Coordenadoria de Sistemas e Estatísticas da Primeira Instância (COSIST), a página visa a apresentar ao cidadão, em linguagem simplificada, o sentido do movimento processual lançado no processo de seu interesse.
Disponível na própria página de consulta do PJe, a ferramenta permite que as partes rapidamente consultem e entendam o sentido dos termos técnicos e, assim, compreendam melhor o trâmite do seu processo. A consulta do PJe é feita pelo seguinte caminho: Página inicial do TJDFT > Processo Eletrônico > Consultas Públicas. Ao clicar na opção em que o processo tramita (1ª Instância ou 2ª Instância), o usuário é levado à página de consulta do PJe, onde foi inserida a opção “Entenda o significado dos movimentos lançados nos processos judiciais”.
Ao realizar a consulta com o número do processo, o sistema abre uma nova aba com o andamento do processo. Assim, ao se deparar com um termo desconhecido, o usuário volta à página de consulta, que permanece aberta, clica sobre o link “Entenda o significado…” e é levado a uma página, na qual encontra as explicações de que precisa. A consulta é feita por termos. As explicações são apresentadas de forma direta e em linguagem simples.
Na mídia
A matéria publicada no site do TJDFT teve repercussão ainda no Portal do Magistrado, portal JusBrasil, jornal Minas Hoje, DF na Mídia, Portal Mato Grosso e portal Roraima Notícias.
Fonte: TJDFT