Ferramenta sobre consulta do “significado” dos andamentos processuais repercute na mídia

Ferramenta sobre consulta do “significado” dos andamentos processuais repercute na mídia

Ferramenta sobre consulta do “significado” dos andamentos processuais repercute na mídia

por ACS — publicado 2022-09-28T12:40:39-03:00

Matéria publicada no site do TJDFT, nessa segunda-feira, 26 de setembro, sobre a ferramenta que permite a consulta do “significado” dos andamentos processuais, repercutiu em diversos sites e veículos de comunicação nesta semana. O serviço, que auxilia pessoas pouco familiarizadas com o mundo jurídico, foi destaque em reportagens publicadas nos sites do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, do portal Metrópoles, do Consultor Jurídico – Conjur, entre outros.

Sobre a ferramenta

Desenvolvida pela Ouvidoria do TJDFT, em parceria com a Coordenadoria de Sistemas e Estatísticas da Primeira Instância (COSIST), a página visa a apresentar ao cidadão, em linguagem simplificada, o sentido do movimento processual lançado no processo de seu interesse.

Disponível na própria página de consulta do PJe, a ferramenta permite que as partes rapidamente consultem e entendam o sentido dos termos técnicos e, assim, compreendam melhor o trâmite do seu processo. A consulta do PJe é feita pelo seguinte caminho: Página inicial do TJDFT > Processo Eletrônico > Consultas Públicas. Ao clicar na opção em que o processo tramita (1ª Instância ou 2ª Instância), o usuário é levado à página de consulta do PJe, onde foi inserida a opção “Entenda o significado dos movimentos lançados nos processos judiciais”. 

Ao realizar a consulta com o número do processo, o sistema abre uma nova aba com o andamento do processo. Assim, ao se deparar com um termo desconhecido, o usuário volta à página de consulta, que permanece aberta, clica sobre o link “Entenda o significado…” e é levado a uma página, na qual encontra as explicações de que precisa. A consulta é feita por termos. As explicações são apresentadas de forma direta e em linguagem simples. 

Na mídia

A matéria publicada no site do TJDFT teve repercussão ainda no Portal do Magistrado, portal JusBrasil, jornal Minas HojeDF na MídiaPortal Mato Grosso e portal Roraima Notícias.

Fonte: TJDFT