Exposição de arte contemporânea está aberta ao público no TJDFT

Exposição de arte contemporânea está aberta ao público no TJDFT

Exposição de arte contemporânea está aberta ao público no TJDFT

por RS — publicado 2024-10-11T18:25:00-03:00

Audiodescrição: Na imagem, quatro pessoas estão posando para uma foto em um ambiente interno bem iluminado. Da esquerda para a direita, vemos uma mulher vestindo uma blusa clara com laço no pescoço e calça preta, um homem mais velho de terno cinza e gravata, um homem com camisa branca e calça bege, e um homem de camiseta listrada preta e branca com calça preta. Atrás deles, há duas cadeiras e obras de arte abstratas coloridas penduradas nas paredes. O local possui sofás vermelhos à esquerda e grandes janelas ao fundo.Na tarde desta sexta-feira, 11/10, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi palco da abertura de mais uma exposição de arte. O evento contou com a presença dos artistas Leonardo Henrique Machado, que apresentou a obra “Inteligência Artesanal”, e Armando Cunha, com “Situações”.

A exposição revela uma rica diversidade de estilos e técnicas, como óleo sobre tela, gravuras e arte urbana e aborda temas que permeiam o artesanal, a modernidade e as complexidades da sociedade contemporânea.

Durante a cerimônia de abertura, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, destacou o caráter histórico do momento para o Tribunal e a importância da arte no ambiente institucional. O magistrado parabenizou os artistas pela dedicação e paixão pela arte, refletidas em cada traço. Para o Desembargador, “as obras expostas nos convidam a pausar, refletir e apreciar a beleza que na correria diária, muitas vezes, esquecemos”, declarou.

Audiodescrição: Na imagem, dois homens estão de pé em um ambiente iluminado, posando para a foto. O homem à esquerda veste uma camiseta listrada preta e branca com calça preta, enquanto o homem à direita usa uma camisa branca de botões e calça bege. Eles estão em um local de exposição, com pinturas abstratas emolduradas na parede atrás deles. À direita, há uma vitrine de vidro exibindo cerâmicas decorativas. Grandes janelas com persianas verticais podem ser vistas ao fundo.Armando Cunha explicou que sua arte é uma mistura de “street art” com “pop art” com bastante cor. Detalhou que é uma abordagem cotidiana e que a exposição retrata “situações do dia a dia, de ações e de pensamentos”, por meio de uma linguagem contemporânea com referências ao modernismo.

Leonardo Henrique, por sua vez, explicou que a sua inspiração vem da cultura nordestina, literatura de cordel, da iconografia e arquitetura de Brasília, entre outros. Ele ainda afirmou que, muitas vezes, “a inspiração vem do nada. A gente começa de uma forma, mas o final da obra pode terminar completamente diferente”.

A exposição segue aberta ao público no Memorial TJDFT até 1° de novembro e oferece uma oportunidade de reflexão sobre o mundo contemporâneo por intermédio da arte. Os interessados em visitar a exposição podem agendar a visita por e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893 ou comparecerem espontaneamente no Memorial TJDF, localizado no 10º andar, Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

O lançamento das pinturas foi contemplado pelo Edital nº 8/2023, que regulamenta a seleção de exposições de arte e lançamentos de livro no Memorial TJDFT, unidade vinculada à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, presidida pelo Desembargador Roberval Belinati. 

Fonte: TJDFT