Exposição de arte contemporânea está aberta ao público no TJDFT
Na tarde desta sexta-feira, 11/10, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi palco da abertura de mais uma exposição de arte. O evento contou com a presença dos artistas Leonardo Henrique Machado, que apresentou a obra “Inteligência Artesanal”, e Armando Cunha, com “Situações”.
A exposição revela uma rica diversidade de estilos e técnicas, como óleo sobre tela, gravuras e arte urbana e aborda temas que permeiam o artesanal, a modernidade e as complexidades da sociedade contemporânea.
Durante a cerimônia de abertura, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, destacou o caráter histórico do momento para o Tribunal e a importância da arte no ambiente institucional. O magistrado parabenizou os artistas pela dedicação e paixão pela arte, refletidas em cada traço. Para o Desembargador, “as obras expostas nos convidam a pausar, refletir e apreciar a beleza que na correria diária, muitas vezes, esquecemos”, declarou.
Armando Cunha explicou que sua arte é uma mistura de “street art” com “pop art” com bastante cor. Detalhou que é uma abordagem cotidiana e que a exposição retrata “situações do dia a dia, de ações e de pensamentos”, por meio de uma linguagem contemporânea com referências ao modernismo.
Leonardo Henrique, por sua vez, explicou que a sua inspiração vem da cultura nordestina, literatura de cordel, da iconografia e arquitetura de Brasília, entre outros. Ele ainda afirmou que, muitas vezes, “a inspiração vem do nada. A gente começa de uma forma, mas o final da obra pode terminar completamente diferente”.
A exposição segue aberta ao público no Memorial TJDFT até 1° de novembro e oferece uma oportunidade de reflexão sobre o mundo contemporâneo por intermédio da arte. Os interessados em visitar a exposição podem agendar a visita por e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893 ou comparecerem espontaneamente no Memorial TJDF, localizado no 10º andar, Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
O lançamento das pinturas foi contemplado pelo Edital nº 8/2023, que regulamenta a seleção de exposições de arte e lançamentos de livro no Memorial TJDFT, unidade vinculada à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, presidida pelo Desembargador Roberval Belinati.
Fonte: TJDFT