Evento destaca a importância do trabalho dos agentes de proteção da infância e da juventude

Evento destaca a importância do trabalho dos agentes de proteção da infância e da juventude

Evento destaca a importância do trabalho dos agentes de proteção da infância e da juventude

por DA — publicado 2024-05-21T14:00:00-03:00

Autoridades do evento em comemoração ao Dia do Agente estão sentadas à mesa escutando palestra.A importância do trabalho dos Agentes de Proteção da Infância e da Juventude para defesa dos direitos infantojuvenis foi lembrada em evento nessa segunda-feira, 20/5. O encontro reuniu aqueles que prestam serviço voluntário como auxiliares da Justiça Infantojuvenil para celebrar o Dia do Agente de Proteção.

Na ocasião, o Juiz Titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ-DF), Evandro Neiva de Amorim, falou da alegria de festejar a data, reforçando a relevância do trabalho dos agentes no auxílio ao cumprimento da missão do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e da Juventude. “É um trabalho difícil, honorífico, que por vezes tem uma avaliação injusta por parte de quem não o conhece de perto. Vocês têm em mim uma pessoa que valoriza, respeita e que precisa do Agente de Proteção”, disse o magistrado. Ele lembrou que a vara segue aberta aos agentes e apresentou perspectivas para o reforço do exercício da função.

Juízes Evandro e Redivaldo sentam a mesa comemorativa de evento.O papel dos agentes de atuar na linha de frente da proteção dos direitos de crianças e adolescentes foi lembrado pelo Juiz Substituto da 1ª VIJ-DF, Redivaldo Dias Barbosa. “Vocês são guardiões do futuro e defensores dos direitos dos nossos jovens. São os heróis silenciosos que lutam contra o abuso, a negligência, a exploração”, disse. Para o magistrado, a data não é apenas de celebração das conquistas, mas de renovar o compromisso coletivo de apoiar o trabalho dos agentes.

A Supervisora da Seção de Apuração e Proteção da 1ª VIJ-DF (SEAPRO), Ana Luíza Müller, falou da honra de coordenar o grupo de agentes voluntários que tanto se empenham na defesa da infância. A homenagem aos presentes foi reforçada por meio da música “Mais bonito não há”, de Tiago Iorc e Milton Nascimento, cantada pelo Agente de Proteção e servidor da SEAPRO Hélvio Sodré. Os agentes também participaram de bate-papo com a terapeuta ocupacional Alessandra Rizzi, que tratou das demandas emocionais envolvidas no trabalho por eles desenvolvido, e escutaram relato da colega de função Maria Olívia Araújo.

Montagem com fotos do Dia do Agente de Proteção - à esquerda, servidor tocando violão em homenagem aos presentes; à direita, convidados desfrutam de coquetel; na parte inferior da foto, as supervisoras da SEAPRO posam ao lado dos vencedores dos prêmios e do presidente da Assejus.Também participaram da cerimônia a Supervisora Substituta da SEAPRO, Carmelita Pereira Cardoso;  o Presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus),  Fernando Freitas; e o Presidente da Associação dos Agentes de Proteção do DF (ADAPDF), Fabrício Stefano. A ADAPDF presenteou os agentes com botons e  irá confeccionar a nova carteirinha funcional.

Após o evento, foi oferecido lanche patrocinado pela Assejus e sorteados prêmios doados por parceiro da associação. Saiba mais como foi a celebração em vídeo produzido pela Assejus.

Para conhecer melhor o papel desses agentes, como e onde atuam, além de outras curiosidades a respeito dessa função, ouça aqui o episódio do podcast Prioridade Absoluta sobre o tema.

 

 Fotos: Matheus Camilo

Fonte: TJDFT