Entrega de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário repercute na imprensa

Entrega de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário repercute na imprensa

Entrega de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário repercute na imprensa

por ACS — publicado 2024-03-25T16:49:34-03:00

audiodescrição: print de uma matéria no site Jornal de Brasília sobre a entrega de Comendas da Ordem do Mérito.A entrega das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, realizada pelo TJDFT na última sexta-feira, 22/3, repercutiu em veículos de imprensa, como o Jornal de Brasília e o Correio Braziliense, além de sites como OAB Nacional, CONJUR e Iges-DF. O evento foi realizado na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, no Bloco C (Palacinho). Confira a íntegra da transmissão online do canal do TJDFT no YouTube.

Os 69 agraciados na solenidade receberam comendas nos seguintes graus: Insígnia, Grão-Colar, Grã-Cruz, Comendador, Alta-Distinção e Distinção.

Confira a lista completa dos agraciados.

Ordem do Mérito Judiciário do DF e dos Territórios

Ordem do Mérito Judiciário do DF e dos Territórios é destinada a reconhecer personalidades, físicas ou jurídicas, pelos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

As comendas representam Símbolos Honoríficos e são constituídas de medalhas do mérito Judiciário e insígnia.  Estas são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz, há a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Há ainda dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.

A honraria é regulamentada pela Resolução 9/2016,  que estabelece, entre outras coisas, que os nomes dos indicados deve ser submetido à aprovação do Conselho Tutelar da OMJDFT.

Fonte: TJDFT