DFTV repercute mutirão do TJDFT para evitar ações judiciais nas varas de famíliaexibir mapa do site

DFTV repercute mutirão do TJDFT para evitar ações judiciais nas varas de famíliaexibir mapa do site

DFTV repercute mutirão do TJDFT para evitar ações judiciais nas varas de família

por ACS — publicado 08/01/2025

O Jornal DFTV 2ª edição, da TV Globo, destacou nessa terça-feira, 7/1, a realização do Mutirão de Família Pré-Processual, realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) entre os dias 20/12/2024 e 3/1/2025, durante o recesso forense. Sob a coordenação da Juíza Marina Xavier, a iniciativa da 2ª Vice-Presidência do Tribunal alcançou números expressivos, equivalentes a um mês inteiro de trabalho do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NUVIMEC/FAM). 

O objetivo do mutirão foi promover a desjudicialização e evitar que conflitos familiares se tornassem disputas processuais, contribuindo assim para a pacificação social.

Durante os sete dias de trabalho intensivo, foram realizadas 536 sessões de mediação, com a participação de 1.087 pessoas, alcançando um índice de 84,78% de acordos. No total, o mutirão negociou valores que somaram R$ 523.079,08. A ação se destacou por sua eficácia em resolver disputas de forma rápida e amigável, aliviando a sobrecarga do sistema judiciário e proporcionando soluções concretas para as famílias envolvidas. 

Acesse a íntegra da reportagem.

Fonte: TJDFT