DFTV repercute mutirão do TJDFT para evitar ações judiciais nas varas de família
O Jornal DFTV 2ª edição, da TV Globo, destacou nessa terça-feira, 7/1, a realização do Mutirão de Família Pré-Processual, realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) entre os dias 20/12/2024 e 3/1/2025, durante o recesso forense. Sob a coordenação da Juíza Marina Xavier, a iniciativa da 2ª Vice-Presidência do Tribunal alcançou números expressivos, equivalentes a um mês inteiro de trabalho do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NUVIMEC/FAM).
O objetivo do mutirão foi promover a desjudicialização e evitar que conflitos familiares se tornassem disputas processuais, contribuindo assim para a pacificação social.
Durante os sete dias de trabalho intensivo, foram realizadas 536 sessões de mediação, com a participação de 1.087 pessoas, alcançando um índice de 84,78% de acordos. No total, o mutirão negociou valores que somaram R$ 523.079,08. A ação se destacou por sua eficácia em resolver disputas de forma rápida e amigável, aliviando a sobrecarga do sistema judiciário e proporcionando soluções concretas para as famílias envolvidas.
Fonte: TJDFT