Desembargadores do TJDFT prestigiam título de cidadão honorário a Ministro do STF

Desembargadores do TJDFT prestigiam título de cidadão honorário a Ministro do STF

Desembargadores do TJDFT prestigiam título de cidadão honorário a Ministro do STF

por ACS — publicado 2024-10-22T11:57:00-03:00

2412209CG (52).jpgNa noite dessa segunda-feira, 21/10, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, representando o Presidente do Tribunal, Waldir Leôncio Júnior, prestigiou a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com a participação  do Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), Desembargador Sérgio Rocha, e de diversas autoridades dos três poderes.

Na ocasião, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, retratou Zanin como “um dos homens mais importantes do Brasil”. O magistrado salientou a presença da esposa do homenageado, a advogada Valeska Zanin Martins. Destacou a tenra idade do Ministro Zanin, que ainda tem um longo caminho na suprema corte do país. “Se não houver mudança na legislação, o  Ministro Zanin poderá cumprir sua missão como Ministro do Supremo Tribunal Federal até os 75 anos de idade, ou seja, por mais 26 anos”, destacou.

2412209CG (35).jpgO Ministro Cristiano Zanin agradeceu o título concedido pela CLDF. “Esse título me deixa muito honrado e dignificado”, ao falar  como a cidade de Brasília tem marcado sua história profissional.

“Brasília reforça sua vocação para agregar e unir brasileiros”, declarou, ao afirmar que, “ao longo de seus 64 anos, a cidade tem sido local de grande acolhida e generosa oportunidade para todos”. Por fim, o ministro anunciou: “Honrarei o título de Cidadão Honorário e contribuirei para que Brasília seja cada vez mais justa e acolhedora”, concluiu.

Homenagem

A homenagem ao Ministro do STF foi proposta pelos deputados Welligton Luiz e Hermeto, que destacaram as contribuições do jurista e magistrado à sociedade brasileira.

Os parlamentares salientaram a carreira de Zanin. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Direito Processual Civil pela mesma universidade, Zanin exerceu a advocacia de 2000 a 2023, e ganhou notoriedade por sua atuação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Operação Lava Jato. Ele foi empossado como ministro do STF em agosto de 2023.

O vídeo da Sessão Solene pode ser assistido no canal da CLDF no YouTube.

Com informações da Agência CLDF

Fotos: Carlos Gandra /Agência CLDF

Fonte: TJDFT