Desembargadora representa TJDFT na Conferência Distrital de Saúde

Desembargadora representa TJDFT na Conferência Distrital de Saúde

Desembargadora representa TJDFT na Conferência Distrital de Saúde

por ACS — publicado 2023-06-01T11:49:46-03:00

ASSINATURA_DO_TERMO_DE_COOPERACAO_-_Tony_Winston-Agencia_Saude-DF.jpegA abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde (11ª CDS), realizada na segunda-feira, 29/5, contou com a participação da Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, Presidente do Comitê Local de Atenção Integral à Saúde do TJDFT. Na ocasião, a magistrada representou o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo.

O caráter participativo e democrático da gestão do SUS marcou a solenidade, que começou com a assinatura, por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), do 3º Termo de Ajuste ao 111º Termo de Cooperação, que trata do fortalecimento do controle e da participação social no SUS na capital federal.

Durante a abertura da Conferência, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a participação dos três Poderes, de entidades continentais, nacionais e distritais e da sociedade civil. “Essa mesa é realmente plural e democrática. Porém, ela, junto com esse público que está aqui presente, tem um único objetivo: discutir saúde, uma saúde de qualidade”, falou.

11ª CDS

A 11ª Conferência Distrital de Saúde (11ª CDS) encerrou-se nessa quarta-feira, 31/5, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, realizado a cada quatro anos pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia, a conferência foi organizada em torno de quatro eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

As deliberações emitidas na conferência nacional, a ser realizada de 2 a 5 de julho deste ano, devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual, de 2024-2027.

*Com informações da Secretaria de Saúde/DF

Fonte: TJDFT